Está página é dedicada a todos os Grupos Escoteiros da Região do Rio. Aqui publicamos, como um mural aberto, tudo que acontece de atividades de relevância nos grupos. Se tiver alguma atividade que valha a pena entrar em nosso mural envie para o e-mail comunicacao@escoteirosrj.org.br com o assunto “Aconteceu no Grupo” e publicaremos na página, não esqueça de enviar um texto explicando como foi a atividade e algumas fotos. A ideia é o Grupo Escoteiro ser o protagonista nesta página.

Pela primeira vez um grupo escoteiro acampou em uma Unidade de Conservação Estadual. Os jovens e adultos do 130 Grupo Escoteiro Dom Pedro II, de Petrópolis, fizeram seu acampamento de grupo no Parque Estadual Costa do Sol, na Região dos Lagos, onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do serviço de Guarda-Parques e conhecer o local. A atividade aconteceu no final de semana de 6 a 8/12.

Com um total de 45 jovens de idades variadas entre 7 e 21 anos, o grupo utilizou as dependências do PECS para a atividade, contando com o apoio dos Guarda-Parques Ilealdo Mello, que é chefe escoteiro do 38ºGE (Cabo Frio), Paulo Fialho e Bianca Massi. A equipe de agentes ambientais proporcionou uma gama de atividades de educação ambiental para os jovens, além de fazer uma palestra sobre acampamento de mínimo impacto.

“Foi uma experiência única em que os Guarda-Parques do Parque Estadual propuseram aos nossos jovens. Muitos aqui nunca sequer tinham visto praia, e muito menos dunas. Um paraíso! Só temos de agradecer com um Grato, Grato, Gratissímo” – disse Fábio Souza, Diretor de Métodos Educativos do Grupo Escoteiro.

No último sábado dia 26/10/2019,ocorreu a *Atividade Distrital do Ramo Lobinho: 1o INTERALCATEIAS DE SÃO GONÇALO 2019*

Venho agradecer primeiramente a Deus por me capacitar(por que a gente sempre fica com aquele frio na barriga), dps ao Distrito de São Gonçalo(Juntos somos mais!), a minha equipe de seção(vocês são pedra 10000 sempre), a nosso Coordenador Dantas (Nosso Fotógrafo Multitarefas), a equipe em geral do 90 em apoiar o distrito em si , cedendo seu clã para ajudar nas bases, seus pais de apoio,aos nosso jovens porque tudo foi pensado para eles .Baseado no filme DivertidaMente ,eles aproveitam muito, todos trabalharam muito bem as bases propostas, compreenderam o tema da atividade ,e conquistar cada pedra referida aos sentimentos para montar suas pulseiras foi mágico!E ao final fizemos uma reflexão linda ,pois na vida temos raiva, tristeza, alegria,medo,nojo e surpresa , e a criança fazer essa autoanálise ,foi mais do que eu tinha idealizado.
Deixo aqui meu imenso grato gratíssimo!Que nos próximos anos possamos compartilhar mais e mais aventuras iguais a essa e ainda melhores.

Saps-Melhor Possível

Ch.Alessandra Anastácio

Ramo Lobinho -Distrito Escoteiro de São Gonçalo

1º curso de canções escoteiras

O 99 GE Mafeking realizou no dia das crianças seu primeiro curso de canções escoteiras e receberam amigos e irmãos de lenço dos grupos 5, 75, 83, 95, 115 e 197. O evento faz parte do projeto chamado 99 EM AÇÃO. No curso, membros jovens e adultos puderam cantar 60 músicas e aprender novas canções e ritmos com muita diversão.

FOTOS EM https://www.facebook.com/164755630796392/posts/460960694509216/

 

O 80 RJ Grupo Escoteiro Floresta da Tijuca em conjunto com a Escola Municipal Affonso Penna continua fazendo campanha de arrecadação de tampinhas para o Rodando com Tampinhas.

O Rodando com Tampinhas publicou em seu Instagram (https://www.instagram.com/p/BzgJ-LRJ-wS/) uma nota dessa parceria.

Rodrigo Lopes

 

O 123 RJ GE do Mar Almirante Saldanha compareceu neste sábado 29 de junho a Procissão Marítima pelo Dia de São Pedro, que é o padroeiro dos Escoteiros do Mar.

O evento teve início com a celebração da Santa Missa na sede da Colônia de Pescadores Z-13, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Logo após os escoteiros, seniores e chefes seguirem nas lanchas dos pescadores circunavegando a Lagoa, acompanhando as demais embarcações que levavam a imagem de São Pedro, e a festividade nos clubes e comunidades ao redor da Lagoa.
No dia de São Pedro, 29 de junho, por todo o Brasil, nas colônias de pescadores, os Escoteiros do Mar se juntam a eles para as procissões marítimas.
André Torricelli

 

O 36 RJ Grupo Escoteiro do AR Primeiro de Maio está organizando um treino de corrida e caminhada em volta do Estádio Nilton Santos – Engenhão no dia 15/09, às 8h. O objetivo é divulgar o escotismo e incentivar a prática de esportes. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 21 96964-9688.

Mais informações na página do Facebook do Grupo: @36gear

Nenhuma descrição de foto disponível.

O Lobinho Vitor do 52 RJ GE do Ar Fabiano de Cristo está participando de um evento que pode levá-lo para conhecer a estação espacial européia. Ele está em 12° no mundo e em 1° no Brasil. Vamos ajudá-lo a conquistar esse prêmio e assim termos um escoteiro nos representando lá.
Veja o vídeo, compartilhe, comente.

 

No último dia 9 de junho o 86 RJ Grupo Escoteiro David Barros teve a honra de receber mais de uma centena de jovens, de variados distritos e grupos da região para a 3ª Edição de nossa Feira de Especialidades.

Foram disponibilizadas 54 opções de conquistas aos ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior e eles não deixaram por menos! Superamos a marca de 400 (!!!) especialidades validadas pelos examinadores (média de 4 por cada um deles) o que nos deu a certeza de dever cumprido com louvor.
O grato, grato, gratíssimo vai para cada um dos que compartilharam seus conhecimentos técnico e profissional ao Movimento Escoteiro, principalmente às Instituições parceiras, como Sesc, Cruz Vermelha, FioCruz e Labre .

Quer saber como foi o dia?
Veja o link dos registros fotográficos do evento e baixe aquelas que servirão de recordação do encontro: Álbum de fotos

Sempre Alerta para Servir! ?
Chefe André Oliveira
Comissão Organizadora
86 RJ GE David Barros

 

No fim de semana que passou (22 e 23 de Junho), um cruzeiro marítimo que fizemos pela Baía de Guanabara e pernoitando na Ilha de Brocoió, que fica ao lado da Ilha de Paquetá. As crianças tiveram instruções de vela, remo, observação costeira e comunicação via rádio. Utilizamos as embarcações Iole, Marajó ( pertencentes do 90 GEMAR), Cauré (104 GEMAR), Sol e Regulus (emprestados do CIAGA – Marinha do Brasil). Todos saíram de lá maravilhados. Tivemos. Participação também do 104° GEMAR Velhos Gaviões.
 

Sempre Alerta e Bons Ventos!!
Patrícia Báez
90 RJ GE MAR SO Amélio Azevedo Marques

 

No dia 25 de maio de 2019, o 9 RJ Grupo de Escoteiros Marechal Deodoro realizou a revitalização do Parquinho da Praça da Vela, em Padre Miguel, na antiga Rua M, com o apoio da Superintendência Regional de Bangu, da Secretaria de Conservação e Meio Ambiente do Município do Rio de Janeiro, da Guarda Municipal, do comércio e de projetos culturais da localidade que doaram o material (tinta, pincéis, lixas, etc.), provisões (almoço, frutas, lanche)  e as autorizações necessárias para que a ação pudesse acontecer.

A ação aconteceu das 8 às 17 horas e contou com 42 jovens com idades entre 6,5 anos e 21 anos não completos, com o apoio e supervisão direta de 9 escotistas e 10 moradores da localidade, beneficiando uma média de 1900 pessoas que agora podem usufruir do parquinho criado em 1952 pelo Sr. Avelino Maia, hoje com 82 anos de idade,e que ainda reside no bairro.

A ideia veio de uma família atuante no 9 RJ Grupo Escoteiro e moradora da Rua Matriz de Camaragipe – o Lobinho Eduardo Nita e seus pais Elvis, CirléaNita – que, ao ver o parquinho abandonado e sem vida, sugeriram que nossos jovens realizassem a ação em prol da comunidade.

“A família do 9 RJ GE atendeu ao nosso chamado prontamente mesmo tendo sua sede na Vila Militar. Isso nos deixou muito felizes por reafirmar que o escotismo faz toda a diferença na vida dos nossos jovens e na do meu filho, Eduardo, que ficou muito feliz em poder ajudar a revitalizar o parquinho que ele mesmo utiliza para brincar”, diz Cirléa Nita, mãe do Lobinho Eduardo Nita.

O 9 RJ Grupo de Escoteiros Marechal Deodoro realizou, ao final da atividade, importantes cerimônias escoteiras no local: a entrega da Insígnia da Cidadania para a Pioneira Daya Pureza, a Promessa do escoteiro Júlio Cezar e a renovação da promessa da então Guia, Thayssa D´Heron, além da entrega do distintivo de Grupo Escoteiro Padrão OURO em 2018 para todos os participantes durante a cerimônia de arriamento da Bandeira Nacional.

Os jovens lixaram, pintaram, dançaram e puderam aprender a auxiliar o próximo como ensina o método escoteiro: aprender fazendo. Esta ação proporcionou aos jovens e aos moradores da Rua Matriz de Camaragipe e entornos a revitalização não só do parquinho, mas também no propósito de servir ao próximo em toda e qualquer ocasião, desenvolvendo suas potencialidades e reforçando-se como parte integrante da sociedade.

“(…) a verdadeira maneira de se atingir a felicidade é proporcionando aos outros a felicidade.

Procurem deixar este mundo um pouco melhor que o encontraram e quando chegar a sua vez de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram seu tempo e fizeram o seu melhor possível.  Deste modo estejam “Sempre Alerta” para viver felizes e morrer felizes – lembrem-se sempre de sua promessa escoteira, mesmo quando deixarem de ser  jovens – e que Deus os ajude proceder assim.”

Trecho da última mensagem de Robert Stephenson Smyth Baden-Powell – BP – o criador do escotismo.

Uanderson Xavier
9 RJ GE Marechal Deodoro
O 45 RJ Grupo Escoteiro Major PM Manoel dos Santos Portugal participou do evento da semana do meio ambiente na Praça de Olaria em frente ao supermercado Extra. Onde tivemos varias atividades, como: Posto de Saúde, ONG, Guarda Municipal Ambiental, Fio Cruz, Escolas Municipais, Escola Particular Gau e etc. Plantio de mudas e muito mais o 45 RJ GE sempre participando dos eventos da comunidade.
Irenaldo Honório da Silva
45 RJ GE Major PM Manoel dos Santos Portugal
Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens