There is no slider selected or the slider was deleted.

Congresso Escoteiro Regional


Onde: Sala Virtual

Quando: 15 a 24 | MAR

Inscrições: até dia 10 | MAR

Estamos sempre correndo, sempre acelerados as informações nos chegam  damos conta algumas já estão desatualizadas. Os meios de comunicação e principalmente o avanço tecnológico traz a sensação que o tempo está voando. Este fenômeno exige do Escotista e Dirigente uma atualização constante.

Com objetivo de atender as necessidades destes novos tempos, principalmente na área educacional, estamos abrindo espaços para atividades de formação continuada, onde nossos Escotistas e Dirigentes possam refletir o papel de sua UEL no mundo contemporâneo e sua respectiva função social.

Ajustaremos nossas bússolas para esta jornada apresentando a seguir alguns eixos temáticos que temos desenvolvido junto a Escotistas e Dirigentes através de cursos, palestras e oficinas onde é discutido o papel do escotismo na formação de jovens conforme preconiza nosso PROGRAMA EDUCATIVO.

Data: 15 a 24 de março de 2021
Local: Plataforma Virtual

Diversos dias com palestras, oficinas ou Indabas de temas diversos onde os participantes poderão interagir com os palestrantes e outros associados.

 

INSCRIÇÃO

Podem participar Dirigentes, Escotistas e Pioneiros com o registro institucional ativo de todas as regiões escoteiras.

A inscrição é feita pela plataforma Meu PAXTU de forma gratuita até o dia 10 de março.

Os Indabas de Ramos e Modalidades são exclusivos para associados do Rio de Janeiro. A inscrição é feita separadamente do Congresso também pela plataforma Meu PAXTU até o dia 10 de março.

 

TEMAS E PROGRAMAÇÃO

Como Grandes Líderes Inspiram Ação

Educamos através do exemplo com base desta afirmação de BP, muitas vezes buscamos inspiração para sermos a inspiração em nossa carreira profissional e principalmente como Escotistas e Dirigentes temos que ser exemplo para muitos. Lançamento do PROJETO GRIOT.

Palestrante: Coordenação Regional de Memória Escoteira
Data e hora: 15 de março. Segunda, às 19h

 

Mundo Melhor

Considerando a proposta de o Mundo Melhor ser capaz de estabelecer diretrizes básicas referentes à linha de atuação na comunidade e no desenvolvimento do jovem e formalizando o compromisso assumido por todos. É apresentada uma proposta e quais os objetivos estratégicos, periodicamente revisados em diálogo com as transformações e necessidades do Movimento Escoteiro.

Palestrante: Marcelo Fernandes, Coordenador Regional Mundo Melhor
Data e hora: 15 de março, segunda, às 20h30

 

Tecnologia e o Escotismo On-line

 Nossos jovens podem ensinar a si mesmos ? Este tema traz a discussão da inserção da tecnologia no escotismo e propõem um debate como o SISTEMA DE PATRULHA ON-LINE é aplicado e leva o jovem a aprender e ensinar aos outros em um processo construtivo e virtual.

Palestrante: Gabriel Lari – Região do Paraná
Data e Hora: 16 de março, terça, às 19h

 

Transformando Lixo em Material Educativo

 Como Escotistas podem transformar simples objetos e materiais alternativos em itens para aplicação de jogos, a fim de propiciar entretenimento e aprendizagem de forma interativa aos jovens, desta forma estimular a consciência do potencial criativo do ser humano e a valorização de materiais simples como possibilidades de se tornarem objetos úteis.

Palestrante:
Data e hora: 16 de março, terça, às 20h30

 

“Scouting For Girls”: Trajetória da presença feminina no Movimento Escoteiro

Pensar escotismo, gênero, coeducação numa perspectiva dos processos educativos, destacando a figura da mulher no escotismo, de elemento secundário, passou a ser algo extremamente importante no escotismo atual, onde ela exerce cada vez mais um papel de protagonista.

Palestrante: Aldenise Cordeiro – Região de Sergipe, autora do livro “Canto do Uirapuru – Mulheres no Movimento Escoteiro”
Data e hora: 17 de março, quarta, às 19h

 

Proposta Educativa dos Marcos Simbólicos

O tema tratado neste estudo refere-se elucidar os valores e os significados simbólicos dos Ramos que são capazes de evocar referências nos jovens. A compreensão desses valores simbólicos, levara a compreensão de estar fortemente vinculadas ao ambiente de referência que os inspira. Este ambiente constitui o pano de fundo, quadro de referência para o desenvolvimento do MARCO SIMBÓLICO do Ramo.

Palestra: Geraldo D’Anil – Diretor Regional de Métodos Educativos
Data e hora: 17 de março, quarta, 20h30

 

Por que Contar Histórias é um Momento Mágico?

 Ao ouvirmos uma história temos a possibilidade de refletir, sobre nossas atitudes e escolhas. Escutar histórias é um momento mágico, de encanto, é também um incentivo para o Escotista estimular a imaginação, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, levar o jovem a descobrir outros lugares, outros tempos. Ouvindo histórias os jovens participam dos problemas e dificuldades dos personagens e veem que eles podem ou não ser resolvidos.

Palestrante: Jaqueline Queiroz – 75 RJ GE do Ar Baden-Powell
Data e hora: 18 de março, quinta, às 19h

 

Ação Social – Integra, Transforma e Desenvolve

Diante de um cenário desafiador, AÇÃO SOCIAL é uma iniciativa que tem o objetivo de contribuir com a missão de transformação no desenvolvimento do pensamento e do comportamento humano em virtude das necessidades apresentadas pelo outro em uma constante via de mão dupla transformando pensamento em AÇÃO.

Palestrante: Coordenação Regional de Ação Social
Data e hora: 18 de março, quinta, às 20h30

 

 Inclusão e acessibilidade no Movimento Escoteiro.

 Para garantirmos uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária no Movimento Escoteiro e em outros ambientes sejam organizacional, acadêmico e social. Devemos sempre estar atentos ao termo Acessibilidade e Inclusão.

Este pensamento abre portas para que TODOS possam desfrutar do Movimento Escoteiro em sua total plenitude, sem sofrer qualquer tipo de preconceito.

 Palestrante: Alexandre Liber – Coordenador de Inclusão e acessibilidade de São Paulo
Data e hora: 19 de março, sexta, às 19h

 

Atividades Escoteiras: Presenciais x Distanciamento

As atividades escoteiras são ótimas oportunidades de aprendizado e distração para crianças e jovens. Essas atividades promovem interações sociais no indivíduo. Além da deverão também ajudam a desenvolver habilidades motoras, sociais, emocionais, entre outras.

Nesse momento de retorno as atividades presenciais com o distanciamento social, estamos “aprendendo a fazer diferente”. Produzindo e experimentando novos conhecimentos focados em nosso Projeto Educativo. Promovendo e fortalecendo vínculos e consequentemente compartilhando experiências.

Palestrante:
Data e hora: 19 de março, sexta, às 20h30

 

Indaba de Ramos – Somente para associados do Rio de Janeiro

Estratégias de aprimoramento pedagógico nos Ramos e principais desafios para o escotismo em 2021.

Observação – O participante receberá o link da sala do Indaba e lá escolherá o Ramo de interesse com seu coordenador regional.

Palestrante: Coordenadores Regionais de Ramo
Data e hora: 20 de março, sábado, às 08h30

 

Indaba da Modalidade do Mar – Somente para associados do Rio de Janeiro

Principais desafios das modalidades durante e pós pandemia.

Palestrante: Coordenador Regional da Modalidade do Mar
Data e hora: 23 de março, terça, às 19h

 

Indaba da Modalidade do Ar – Somente para associados do Rio de Janeiro

Principais desafios das modalidades durante e pós pandemia.

Palestrante: Coordenador Regional da Modalidade do Ar
Data e hora: 24 de março, quarta, às 19h

 

DOCUMENTOS

Congresso Regional Escoteiro – Boletim 01  –  Informações Gerais

Congresso Regional Escoteiro – Boletim 02 – Participantes de outras regiões escoteiras

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens