Mutirão Regional Pioneiro


Onde: Virtual e 02 Núcleos presenciais

Quando: 08 | MAI e OUT

Inscrições: Até dia 18 | ABR

O Mutirão Regional Pioneiro este ano tem o foco no meio ambiente. Formamos duas frentes de ação com um objetivo em comum, preservar a natureza com atitudes locais de preservação.

Vamos começar adquirindo conhecimento com profissionais da área de meio ambiente e com seus conhecimentos levar as comunidades para a prática. As frentes de trabalho serão nos municípios do Rio de Janeiro e Rio das Ostras que atuarão ao mesmo tempo.

Além de servimos as comunidades e trabalharmos na preservação do bem comum, os jovens envolvidos ainda poderão sair com conhecimento para aplicar em suas Unidades Escoteiras e comunidades.

Data:
Primeira fase: 08 de maio de 2021, em plataformas virtuais

Segunda fase: Previsão de realização em outubro até o dia 31. A definição da data dependerá da liberação pelas autoridades de saúde. Dividido nos locais:
Núcleo Rio de Janeiro: Boca do Mato, Acesso ao Maciço da Pedra Branca.
Núcleo Rio da Ostras: A definir após a primeira fase do conhecimento.

2. INSCRIÇÃO

Podem participar Mestres e Pioneiros com o registro institucional ativo. A inscrição é feita pela plataforma Meu PAXTU até o dia 18 de abril.

No ato da inscrição o participante deverá escolher em qual núcleo irá participar na segunda fase, Núcleo Rio de Janeiro ou Núcleo Rio das Ostras. A escolha é obrigatória para todos, sem possibilidade de troca após o fim do prazo de inscrição.

O evento possui taxa de R$ 10,00. O valor inclui o distintivo a ser entregue após o evento aos participantes e taxas administrativas.

3. DESENVOLVIMENTO DO EVENTO

O mutirão acontecerá em duas fases, uma de apresentações e outra de prática.
A primeira fase será realizada dia 08 de maio virtualmente com apresentações de profissionais da área de meio ambiente e aplicações dos conhecimentos adquiridos. Todos irão participar online em plataformas de interação e salas virtuais para apresentação das palestras.

Palestrante – Tema
Defesa Civil Estadual – Como Evitar um Deslizamento
Alexandre e Mariana (20 RJ GE) – O Impacto Antrópico nos Rios e suas Consequências
Dora Mourão – Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN CEGHN

Além da sala virtual utilizaremos outras plataformas virtuais para interação e aplicação dos conhecimentos adquiridos nas palestras.

Na segunda fase iremos difundir e aplicar os conhecimentos adquiridos na primeira fase, com assuntos ecológicos e aplicá-los junto com as comunidades (residentes no local), sob a orientação dos especialistas convidados. Ambas acontecerão no mesmo dia com previsão para ser realizada em outubro, até o dia 31. A definição da data dependerá do estado da pandemia de COVID-19 e liberação das autoridades de saúde dos municípios.

Núcleo Rio de Janeiro: Boca do Mato, Acesso ao Maciço da Pedra Branca.
Núcleo Rio da Ostras: A definir após a fase do conhecimento.

 

DOCUMENTOS

Mutirão Regional pioneiro – Boletim 01

Mutirão Regional pioneiro – Boletim 02

 

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens