There is no slider selected or the slider was deleted.

Dia de Proteção às Florestas | + 1 árvore


Onde: Queimados e Cachoeiras de Macacu

Quando: 18 e 19 JUL

Inscrições: formulário online

BOLETIM 01- INFORMAÇÕES GERAIS

ACESSE O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA 

Formulário de inscrição, clique aqui

O Programa Replantando Vida mantém viveiros florestais na Estação de Tratamento de Águas (ETA) do Guandu, na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de São Gonçalo, na ETE Alegria, no Reservatório Victor Konder, na Caixa Velha da Tijuca, no Complexo do Alemão e na Colônia Penal Agrícola de Magé.

As unidades têm capacidade de produzir 1,8 milhão de mudas por ano de 254 espécies nativas da Mata Atlântica, das quais 40 estão ameaçadas de extinção. Em maio de 2022, foram iniciadas as obras do oitavo viveiro da Cedae, que será localizado dentro da Penitenciária Luís Fernandes Bandeira Duarte, em Resende/RJ.

As espécies cultivadas nos viveiros são usadas na recuperação de matas ciliares e na preservação da Mata Atlântica. Somente em 2022, o Replantando Vida já viabilizou a doação de cerca de 100 mil mudas para mais de 40 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Desde a sua criação, mais de 6 mil pessoas já passaram pelo Replantando Vida, que é o maior empregador de mão de obra apenada do país.

O Escoteiro é bom para os animais e as plantas: este é um dos dez artigos da Lei escoteira e um dos pilares do que é ser Escoteiro. Desde a sua criação, o Escotismo dá aos jovens a oportunidade de conhecer e valorizar o meio ambiente, bem como o que deve ser feito para conservá-lo.

Em comemoração ao Dia da Proteção às Florestas, 17 de julho, o Programa Replantando Vida e os Escoteiros Região Rio vão promover dois dias de plantio de mudas e uma manhã com profissionais do
meio ambiente.

Sendo assim, a ação irá acontecer em áreas de reflorestamento do Sistema Guandu, em Queimados, e do Sistema Imunana-Laranjal, em Cachoeiras de Macacu, nos dias 18 e 19 de julho, respectivamente.

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens