O Chalé Escoteiro

É um pequeno e charmoso chalé no mesmo estilo arquitetônico de outras construções do parque, como o centro de visitantes e a sede da administração.

O Chalé Escoteiro é composto de um salão com lareira, uma copa cozinha, um banheiro com dois chuveiros e dois sanitários. A entrada principal e os fundos contam com varandas. O chalé tem energia elétrica, geladeira e fogão de quatro bocas.

No salão onde fica a lareira, há espaço para abrigar confortavelmente 30 pessoas em caso de acantonamento. Para grupos mais numerosos, é possível acampar e desfrutar de um contato mais íntimo com a natureza.

Acampamento

São duas as áreas de acampamento: uma ao lado esquerdo da escada que dá acesso ao chalé e outra situada no mesmo nível da construção, na parte traseira, ao lado da varanda mais próxima da cozinha.

Os dois espaços são gramados e têm área pouco maior que a de uma quadra poliesportiva. O chalé serve como base para uso dos banheiros e cozinha.

 

O chalé fica a poucos minutos do portão principal do Parque, no município de Itatiaia. O acesso se dá por uma curta estrada de terra 

Como realizar atividades no Chalé?

Para realizar uma atividade no Chalé de Itatiaia, basta fazer contato com o Escritório Regional do Rio de Janeiro com a antecedência mínima de 30 dias. A solicitação deve ser feita por meio do formulário e enviado para o e-mail secretaria@escoteirosrj.org.br. O Escritório Regional viabiliza o ingresso gratuito no Parque, que encanta desde os aventureiros iniciantes até os mais experientes. É imperdível Baixe o formulário e veja os documentos referentes clicando nos ícones:

Resolução 01/2024

Estabelece critérios para reserva, utilização e valores

O que fazer no Parque? 

Usando o chalé como base de apoio, os visitantes podem percorrer diversos pontos turísticos de rara beleza. Alguns estão bastante próximos, como o Lago Azul e a Cachoeira do Véu da Noiva, que, além de contar com paisagens deslumbrantes, estão liberados ao banho, proporcionando excelentes condições de lazer.

Há também a possibilidade de uma atividade mais complexa, mais apropriada para os ramos Sênior e Pioneiro (jovens entre 15 e 20 anos): a travessia da parte baixa do parque para a chamada parte alta, onde estão os Picos das Agulhas Negras e Prateleiras. O pernoite na parte alta pode ser em abrigo de montanha administrado pelo parque e necessita de agendamento com antecedência. Mais detalhes estão disponíveis no site do Parque Nacional: parquedoitatiaia.tur.br

O museu situado no centro de visitantes mantém exposições sobre a história da reserva, além de espécimes da flora e da fauna local.

Nas caminhadas, se não se fizer muito ruído, surgirão oportunidades de observação e encontro com vários animais da fauna local, como jacus, tucanos, macacos, quatis e caxinguelês, entre outros.

Alguns desses animais muitas vezes se aventuram no entorno do chalé e podem ser observados bem de perto.

Atenção: Resista à tentação de alimentá-los, já que a ingestão de alimentos diferentes da sua dieta habitual pode lhes causar doenças e até a morte.

Conheça também nosso Campo Escoteiro Geraldo Hugo Nunes no município de Magé, próximo ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos. 

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens