There is no slider selected or the slider was deleted.



Coordenação de Mundo Melhor

2 de março de 2021

A Coordenação Regional Mundo Melhor – RJ nasce com o intuito de incentivar projetos e iniciativas que tenham por foco os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Agenda 2030 da ONU. Para isso, reúne diferentes equipes, sendo elas:

– Escoteiros do mundo: É um programa mundial que desafia jovens de 15 a 21 anos a pensar e agir contra os problemas da comunidade por meio de um projeto de trabalho voluntário, entregando a eles ferramentas, conhecimento e oportunidades para lidar com os problemas globais.

– Diversidades e Inclusão: Tem como objetivo promover práticas de conscientização e orientação em relação às diversidades presentes em nossa sociedade, bem como o de assegurar e propiciar condições de um Movimento Escoteiro mais inclusivo e acessível que permita a participação de todos, sem nenhuma distinção ou preconceito, na Fraternidade Mundial.

– Meio Ambiente: Um programa educacional que conecta os jovens com a natureza e permite que eles tomem medidas para proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

– Mensageiros da Paz: Programa que envolve escoteiros na construção de uma cultura global de paz e justiça através de milhões de ações de serviço individual e comunitário. Desenvolvido em parceria com a Alwaleed Philanthropies.

– Migração e Refúgio: Uma vez membro do Movimento Escoteiro, cada jovem e adulto voluntário experimenta ser parte de algo muito maior, uma vez que a Lei e a Promessa Escoteira ultrapassam as fronteiras de cada país ao mesmo tempo em que estabelecem laços mundiais de amizade, apoio, valores e respeito. É possível, dessa forma, humanizar a integração das pessoas em situação de deslocamento forçado através do engajamento ao Programa Educativo dos Escoteiros do Brasil.

 

WorkShop – Inclusão: Educação de Surdos

O objetivo da atividade é sensibilizar as pessoas para a situação das pessoas surdas e da sua língua em específico, sublinhando a necessidade de lutar por condições de vida, trabalho e educação mais apropriadas.

Inscrições: De 01 de Abril de 2021 à 20 de Abril de 2021

Quem pode participar: Escotistas, Dirigentes e Pioneiros.

Data: 21 de Abril de 2021

Hora: 20h

Local: Plataforma Zoom

 

 

Oficinas:

He for She

A coordenação irá apresentar ao adulto voluntário a Insígnia HeForShe (o distintivo) que o jovem pode conquistar e usar em seu uniforme, embasamento legal da UEB, como usar o manual e como a conquista se dá em todos os Ramos (lobinho, escoteiro, sênior e pioneiro)

Na oficina também será explicado ao adulto como fazer a solicitação do distintivo, como lançar a atividade no Paxtu, ideias de atividades a serem desenvolvidas e apresentar o kit de ação (desenvolvido) com propostas de atividades. Explicar ao adulto que a insígnia é uma insígnia de interesse especial assim como as outras e que pode ser conquista por todos os jovens.

Inscrições: Plataforma Meu Paxtu – do dia 01 de Abril de 2021 a 20 de Abril de 2021.

Quem pode participar: Dirigentes e Escotistas.

Data: 29 de Abril de 2021

Horário: 20h

Local: Plataforma Zoom

 

 

Mensageiros da paz

A oficina irá Apresentar ao Adulto Voluntário como fazer para desenvolver a iniciativa junto a sua UEL, qual o passo a passo para a conquista do distintivo, como lançar e/ou procurar projeto na base de dados mundial e como estimular os jovens a participarem.

O programa Mensageiros da Paz visa destacar este trabalho apoiando o serviço comunitário dos escoteiros e incentivando os escoteiros a compartilhar suas ações com outros para ajudar a construir uma rede global de serviço.

O principal objetivo é inspirar escoteiros a continuar seu serviço comunitário ou a unir esforços com outros escoteiros de todo o mundo. Programa que envolve os escoteiros na construção de uma cultura global de paz e justiça através de ações de serviço individual e comunitário.

Inscrições: Plataforma Meu Paxtu –  do dia 01 de Maio de 2021 a 24 de Maio de 2021.

Quem pode participar: Dirigentes e Escotistas.

Data: 27 de Maio de 2021

Horário: 20h

Local: Plataforma Zoom

 

 

Escoteiros do mundo

A ideia da oficina é apresentar ao Adulto voluntário como fazer para que o jovem conquiste o reconhecimento mundial. Apresentar o documento base dos Escoteiros do Brasil, explicar o passo a passo para a conquista. Como incentivar o nosso jovem, explicar os caminhos, como montar e apresentar o projeto para o reconhecimento mundial.

 

Inscrições: Plataforma Meu Paxtu – até o dia 16 de junho.

Quem pode participar: Dirigentes e Escotistas.

Data: 19 de Junho de 2021

Horário: 10h

Local: Plataforma Zoom

 

Acesse a página de Calendario de Reuniões para acompanhar as reuniões.

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens