There is no slider selected or the slider was deleted.



#EscoteirasIncríveis Conheça a história de três escoteiras da Região Rio

8 de março de 2023

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é o momento para celebrarmos as conquistas políticas sociais e econômicas das mulheres ao longo dos anos. Além disso, o momento que refletimos sobre a caminhada e importância de equidade de gênero na sociedade.

Em 2023, apresentamos o #EscoteirasIncríveis com o intuito de ouvirmos e conhecermos, três personalidades femininas da Região Rio com histórias diferentes, muitos depoimentos e vivências.

 

Raphaela Almeida , pioneira, 90 RJ GE do Mar

Rapha nasceu e cresceu no Movimento Escoteiro, por acompanhar seu irmão mais velho desde muito nova. Quando obteve idade para ingressar no Ramo Lobinho, ingressou! Já estava tão preparada que durante sua vida escoteira conquistou todos os distintivos especiais. Atualmente é pioneira do 90 RJ GE do Mar.

 

Estou no Movimento podemos dizer que desde sempre, pois antes mesmo de ter idade para participar, já ia ao grupo acompanhando meu irmão mais velho.

Ingressei na idade mínima no Movimento e  passei por todos os Ramos, sempre em todas as atividades ininterruptamente.

Consegui concluir a meta de todos os Ramos e conquistando as suas respectivas Insígnias Especiais. Além disso, consegui que meus irmãos participassem até hoje do Movimento.

Fui membro ativo de dois grupos escoteiros o 49° GE Professor João Brazil nos ramos lobinho e escoteiro e o grupo 90° GEMAR Amélio Azevedo Marques, o qual pertenço até hoje.

Para mim é um orgulho participar do movimento e inspirar os jovens do meu grupo a seguirem o mesmo caminho que o meu.

Meu sonho é que o Movimento Escoteiro tivesse mais abrangência, para que mais pessoas tivessem acesso ao conhecimento sobre o escotismo.

Também desejo a maior participação de todos em geral e das mulheres, em específico. Pois todas temos muito a contribuir com a nossa afirmação cada vez mais dentro da sociedade.

Eu como mulher, sinto muito orgulho do Movimento em que participo, pois este respeita as mulheres, trata todo mundo da mesma forma, tanto homens quanto mulheres. Respeitando apenas as características individuais, ou seja, todos somos iguais e diferentes ao mesmo tempo.

E assim, somos tratados, uma relação de mão dupla, nos adaptamos ao Movimento para crescer e o movimento se adapta a cada um de nós para nos acolher.

Cristina Sá, Coordenadora do Ramo Lobinho, 82 RJ GE

Há 20 anos no Movimento Escoteiro, Chefe Cris começou sua história apenas como “mãe de apoio do acampamento” e foi criando raízes. De lá pra cá, muitas vivências e história pode viver no escotismo.

Atualmente está como coordenadora do Ramo Lobinho que, segundo ela, é o melhor ramo que existe!

No dia 1 de maio de 2023 completo 20 anos no Movimento Escoteiro.

Entrei como “Mãe de Apoio no acampamento” auxiliei na na aplicação de alguns jogos escoteiros com as crianças.

Duas semanas depois, estava realizando minha promessa no 44 RJ GE em Copacabana. Fiquei lá durante seis anos, chefe de alcateia e depois como chefe de seção.

No final de 2008, recebi minha Insígnia de Madeira do Ramo Lobinho, porém, em 2010, mudei de grupo e fui pro 82 RJ GE. Em 2019, assumi o cargo de Comando Distrital da Zona Sul.

Em 2022, no momento entregar o cargo de coordenador distrital, fui convidada para assumir o cargo de coordenadora do ramo Lobinho, que vai até 2025.

E é isso. E vamos dizer que estou no melhor Ramo que existe.

Eu desejo de verdade que o Dia Internacional da Mulher não seja só hoje, mas que ele seja todos os dias. Que todas as mulheres, não só as que fazem parte do Movimento Escoteiro, sejam respeitadas, dignidade e que as oportunidades sejam as mesmas.

Um passo já foi dado, mas ainda tem um caminho muito longo pela frente. Acessibilidade e inclusão não podem ficar só nas palavras, devem ser praticadas. E o Movimento Escoteiro tem a oportunidade e o poder de espalhar isso pelo mundo inteiro.

Tereza Sandes, 51 RJ GE do Ar, Griot

Chefe Tereza é conhecida por sua acolhida e carinho por onde passa! Iniciou sua caminhada no Movimento despretensiosamente, por conta do filho, e desde então não saiu mais.

Em 2022, foi convidada pela Coordenação da Memória Escoteira a se tornar uma GRIOT, sendo assim, guardiã da memória e história do escotismo fluminense

Iniciei a caminhada no Movimento Escoteiro, despretensiosamente. Tinha ouvido falar, quando era adolescente, que era muito legal de participar.

Meu objetivo era apresentá-los aos filhos, se um dia os tivesse. Tive dois e quando eles chegaram na idade para ingressar no Ramo Lobinho, procurei um Grupo e apresentei para minha família. Imaginei que passaria ter horas preciosas para ler um bom livro, enquanto eles passavam o sábado em atividades escoteiras (risos).

Totalmente enganada, quando dei por mim estava totalmente envolvida e comprometida com o escotismo. O caminho teve início em 1991 e, nos dias de hoje, tenho a certeza que não cheguei nem no meio da caminhada.

Aprendo e reaprendo todos os dias com as gerações que cruzam meu caminho, inclusive minhas netas que compartilham deste caminhar.

Meu sonho e o q desejo para as mulheres no Movimento Escoteiro? Acreditem em vcs !!! Sigam em frente!!!

Nunca permitam que limitem seus sonhos. Dedique-se com amor ao trabalho voluntário e muita vontade de contribuir para deixar este mundo melhor do que encontraram.

O Movimento Escoteiro oferece as mesmas oportunidades para quem o abraça. Estejam Sempre Alertas!

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens