There is no slider selected or the slider was deleted.



Escoteiros participam do 2º Congresso Rede Trilhas

5 de outubro de 2023

O 2° Congresso Nacional de Rede Trilhas de 2023 aconteceu entre os dias 20 a 24 de setembro, no Caminho Niemeyer, em Niterói, e foi o maior evento de trilhas das Américas. Nele foi possível ter maiores informações, novidades e curiosidades sobre as trilhas. O evento foi importante para trazer mais visibilidade para trilhas e os locais em que estão localizadas.

Outros momentos citados no evento foram cuidados com a natureza, meio ambiente, turismo e ecoturismo, esportes ao ar livre, e como as trilhas se tornaram alicerce da preservação da biodiversidade do país dentre outros. Além de contar com palestras, e ser uma oportunidade de conhecer novas pessoas e ter trocas de experiências importantes.

Neste evento foi assinado a Resolução firmando parceria entre UEB-RJ e a Rede Brasileira de Trilhas. A Resolução UEB-RJ Nº 04/2023 estabelece critérios para utilizar o distintivo referente à Parceria entre a UEB-RJ e a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e dá outras providências. Nesta resolução diz que a Insígnia da Rede Brasileira de Trilhas será concedida pela Diretoria Regional, por meio de pedido feito pela UEL ao cumprir todos os requisitos, são eles: constar em relatório no mínimo 8 horas de participação em atividades ambientais (conquistando o distintivo preto), e constar no mínimo 16 horas de participação em atividades para conquistar distintivo com fundo amarelo.

A Resolução UEB-RJ Nº 04/2023, tem anexado o termo de adesão de UEL as iniciativas escoteiras na rede trilhas, para aqueles que quiserem a Insígnia. E a Resolução UEB-RJ Nº 04/2023, com o anexo II do relatório de atividades ambientais, que deve ser preenchido após atividades concluídas, tendo até 10 dias após a ação para envio do email a organização das trilhas.

Em todos os dias do Congresso, a Região Rio compareceu com o stand dos escoteiros, divulgando as trilhas e também o Movimento. A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Campo Escoteiro Geraldo Hugo Nunes (CEGHN) que deve se juntar a rede Trilha, por meio da Coordenadoria de Trilhas da UEB-RJ, que traz novos conhecimentos para todos. E ainda durante o evento, aconteceu um momento importante do lançamento da Insígnia especial de interesse da Pegada Escoteira e expansão da prática.

Para a Rede Trilhas, o Escritório Rio tem disponíveis produtos exclusivos, são eles a Blusa e Botton, e para adquirir acesse o formulário que está disponível no Boletim. Mas fique atento pois o formulário fica disponível só até dia 13 de Outubro.

 

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens