There is no slider selected or the slider was deleted.



Esperamos você na Olimpíada Brasileira do Oceano (O2) 2022!

18 de agosto de 2022

 

Estamos na Década do Oceano, são dez anos para toda a Agenda 2030, em que os 17 Objetivos Sustentáveis devem ser olhados à luz do oceano. A Olimpíada Brasileira do Oceano (O2) é um projeto educacional que busca fomentar a compreensão do papel do oceano na nossa vida e da influência de nossas ações no oceano.

O Movimento Escoteiro está comprometido com a Agenda 2030. Temos elementos e insígnias voltas aos oceanos, é o momento de reforçarmos a aplicação do programa educativo, a oportunidade para as Unidades Escoteiras ofertarem atividades ambientais, sustentáveis e de preservação para os jovens e dirigentes.

Sendo assim convidamos a Região Rio a participarem da Olímpiada Brasileira do Oceano (O2). Os projetos podem ser inscritos na plataforma do evento.

Para a edição de 2022, interessados de todas as faixas etárias poderão participar das 3 modalidades:

  • Prova de Conhecimentos: inscrição individual aberta para todas as pessoas, sejam estudantes no ensino formal ou pessoas sem vínculo escolar e que queiram participar;
  • Projetos Socioambientais: inscrição individual ou em grupo aberta para todas as pessoas, independente do sistema de educação;
  • Produções artísticas, culturais e/ou tecnológicas: inscrição individual ou em grupo aberta para todas as pessoas, independente do sistema de educação.

 

Os inscritos poderão ainda abordar alguns temas transversais opcionais nas modalidades: Projeto socioambiental e Produção artística, cultural e/ou tecnológica, são eles: mulheres na ciência, pesca e aquicultura artesanal, mudança do clima e bicentenário da independência.

Em 2022 há ainda duas oportunidades muito especiais: 45 estudantes participantes da Prova de Conhecimento serão premiados com Bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). O(A)s premiado(a)s com Bolsas de Iniciação Científica e trabalhos de destaque terão seus nomes e projetos publicados no site oficial da Década da Ciência Oceânica – Brasil.

A inscrição para todas as modalidades está aberta até o dia 9 de setembro de 2022.

A Olimpíada Brasileira do Oceano é realizada pelo Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com apoio de British Council, UNESCO, Fundação Grupo Boticário, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar.

Para acessar o edital completo e saber mais sobre a O2, visite: https://olimpiada.maredeciencia.eco.br/ 

 

Esse é mais um passo na construção de um mundo melhor.

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens