There is no slider selected or the slider was deleted.



Ifec homenageia destaques na promoção da cidadania

31 de outubro de 2019

Ifec homenageia destaques na promoção da cidadania

Foram agraciadas duas instituições e cinco personalidades. Entrega foi no dia 30.

Na última quarta-feira, dia 30, o Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência (Ifec) promoveu a entrega de sua mais importante comenda: a Medalha Ifec de Cidadania 2019. O evento marcou a homenagem a duas instituições e sete personalidades, que se destacaram, em sua trajetória, pela atuação em nome de bandeiras como a promoção social, a educação, a sustentabilidade e a formação cidadã.

As instituições agraciadas com a medalha este ano foram o Centro Conjunto de Operações de Paz no Brasil (Ccopab), integrante do sistema de paz da Organização das Nações Unidas (ONU); e a União dos Escoteiros do Brasil. Já as personalidades premiadas foram: o consultor e conferencista Aroldo Araújo, membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg); José Carlos Portugal, presidente do Sindicato dos Es tabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro (Sinepe-Rio) e da Comissão de Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação (CEE-RJ); Claudio Vianna, presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Niterói (OAB-Niterói); Geraldo Majela Moraes Salvio – Diretor do Núcleo de Ciências e Tecnologias Ambientais do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais; e Beatriz Pantaleão, diretora da Fundação Gol de Letra.

Para o presidente do Ifec, Raymundo Nery Stelling, o balanço de mais uma edição da outorga da Medalha Ifec de Cidadania foi bastante positivo. Segundo ele, o evento foi um grande sucesso e é uma honra para o instituto ter a oportunidade de reconhecer o trabalho de instituições e pessoas que são personalidades da vida social no Brasil e no exterior e se destacam na promoção da cidadania.

“São pessoas que trazem poderosa contribuição para uma sociedade mais justa e democrática, com igualdade de oportunidades, com dignidade e isso é fundamental”, destacou o presidente do Ifec.

Durante a solenidade, cada um dos agraciados pôde proferir algumas palavras de agradecimento pela honraria recebida. Segundo Raymundo Stelling, os participantes, de maneira geral, falaram sobre suas trajetórias e seus objetivos e sobre como todos fazem parte de uma teia global a favor de um mundo melhor, mais responsável e mais sustentável.

“A base comum a todos é a questão da educação, da formação cidadã. E todos que ali estão, conforme a suas áreas, atuam, de alguma maneira, pela cidadania, e isto é muito importante”, destaca o presidente do Ifec.

Um dos agraciados do evento, o professor José Carlos Portugal destacou o trabalho daqueles que se dedicam diariamente à educação. Ele salientou o papel desempenhado pelas instituições da área educacional para a formação profissional e cidadã, fundamentais para o acesso à cidadania plena. O educador disse ainda que essa contribuição também passa pela oferta de milhões de vagas para estudantes de todas as idades e, também, pela geração de milhares de empregos, o que representa uma fração significativa do PIB do Estado e do país.”

Texto reproduzido do jornal Folha Dirigida, 31 de outubro a 6 de janeiro de 2019, página 02. Link: E2812-02

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens