There is no slider selected or the slider was deleted.



Região Rio celebra acordo de cooperação com INEA.

13 de abril de 2023

A Região Escoteira do Rio de Janeiro firmou um acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) com o propósito de integrar os grupos escoteiros com os parques estaduais próximos às suas sedes, entre outras coisas. O pacto prevê a participação dos escoteiros nos projetos de educação ambiental, oferecidos pelo Instituto, para crianças e jovens, além da divulgação dos programas de voluntariado do INEA.

A notícia foi divulgada no Congresso Regional, em março, e chegou com mais detalhes, em primeira mão, no último Encontro de Presidentes. 

 

A sua Unidade Escoteira frequenta as Unidades de Conservação Estaduais? Com o objetivo de traçar as atividades realizadas pelas UEL’s nestes locais, solicitamos que respondam a pesquisa a seguir: https://forms.gle/Pd1NCoKeeeLJ48dC8

Os gestores e guarda-parques serão convidados a nos conhecer melhor, fazendo o Curso Preliminar. Desta forma, poderão estar mais próximos dos grupos colaborando com as atividades programadas para acontecer nas Unidades de Conservação.

O Campo Escola Escoteiro Geraldo Hugo Nunes, localizado em Magé (RJ), será disponibilizado para cursos e palestras do INEA. As Unidades de Conservação poderão receber os grupos para atividades supervisionadas e guiadas pela equipe do INEA. Trilhas, educação ambiental, observação de pássaros, e mais o que puder ser feito.

O INEA tem projetos que podem interessar o público escoteiro, como os Programas Vem Passarinhar e Vem Pedalar, Projeto Florestas do Amanhã, Guarda-parque Mirim, ações de reflorestamento e demais programas de visitação do INEA, existentes, ou os que forem criados no decorrer do período do acordo.

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens