There is no slider selected or the slider was deleted.



Março roxo: Unidades Escoteiras em prol da conscientização sobre a epilepsia

31 de março de 2023

Anualmente, no dia 26 de março, é celebrado o Purple Day (Dia Roxo), data criada para conscientizar e informar as pessoas sobre a epilepsia. Durante o mês de março são realizadas diversas campanhas com o objetivo de informar sobre prevenção, formas de tratamento e combate ao preconceito que as vítimas da síndrome sofrem.

A parceria entre Escoteiros do Brasil e a Associação Brasileira de Epilepsia (ABE) visa aumentar a compreensão do tema com desafios que poderão ser abordados ao longo de todo o ano. Sendo assim, Unidades Escoteiras da Região Rio durante suas atividades trabalharam o tema com seus jovens e escotistas. Veja abaixo a maneira como trabalharam:

18 RJ GE
A Unidade Escoteira trabalhou atividades empáticas, elucidação com fantoches e ações que promovessem a rede de apoio e solução de dúvidas sobre o assunto.

40 RJ GE

A Tropa Sênior do 40 Grupo Escoteiro Anchieta foi engajada na divulgação da Campanha Março Roxo, foram distribuídos, na vizinhança da sede do grupo, panfletos informativos sobre a epilepsia, no qual um QRCode personalizado direcionava para o vídeo sobre o tema. Além disso, balões na cor roxa foram distribuídos às crianças que passavam em frente ao Grupo e todos os jovens escoteiros e adultos (pais e escotistas) receberam uma fita roxa para fixarem em suas camisas escoteiras.

51 RJ GE

A Uel contou com uma roda de conversa com um responsável sobre ser portador de epilepsia e formas de tratamento.

87 RJ GE
O Grupo trabalhou com os jovens “Fato ou Fake sobre a Epilepsia”, buscando apresentar as informações falsas e verdadeiras sobre o assunto.

88 RJ GE 32GE Marques de Olinda e 36GE do Ar Primeiro de Maio.
As Unidades Escoteiras realizaram a dinâmica “Quero pertencer ao grupo” e as tropas escoteiras reuniram-se para um debate, assim como o Ramo Lobinho

100 RJ GE
O Grupo em conjunto aprendeu um pouco mais sobre a doença, com alguns jogos e vídeos.

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens