Modalidades Básica, do Ar e do Mar

No Brasil o Escotismo é praticado em três modalidades diferentes, de acordo com o interesse dos jovens e dos voluntários atuantes nas Unidades Escoteiras Locais. A mais conhecida é a Modalidade Básica que  oferece a prática habitual e mais conhecida do Escotismo, enfatizando e desenvolvendo nos jovens o gosto pelo excursionismo, artes mateiras, campismo e montanhismo, viagens, expedições e explorações de regiões desconhecidas, pelo estudo da fauna, da flora, entre outros.

Já para os que têm interesse na ciência aeronáutica há a Modalidade do Ar que realiza atividades com temas voltados para a aviação, procurando desenvolver nos jovens o gosto pelo aeromodelismo, planadores, helicópteros e aviões, aeroportos, aeronavegação, aero propulsão, foguetes espaciais, satélites artificiais, esportes aéreos, estudo da meteorologia, astronomia, engenharia aeronáutica, entre outros.

Breve história da Modalidade do Ar do Escotismo

A Modalidade do Escotismo do Ar não foi idealizada por Baden-Powell, fundador das outras duas (Básica e do Mar), nem mesmo na Inglaterra. A Modalidade do Ar tem sua origem no Brasil.

O primeiro Grupo Escoteiro da Modalidade do Ar, o GEAr Tenente Ricardo Kirk, foi fundado em 28 de abril de 1938, tendo como responsáveis o Major Aviador Godofredo Vidal, o Tenente Coronel Aviador Vasco Alves Secco e o Primeiro Sargento Telegrafista Jayme Janeiro Rodrigues, na época servindo no 5º Regimento de Aviação, atual CINDACTA II, em Curitiba. Em 19 de abril de 1944, foi criada a Federação Brasileira de Escoteiros do Ar, que congregava todos os GEs da Modalidade e, na época, se restringia aos estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em 26 de julho de 1951, o então Ministro da Aeronáutica, Brigadeiro Nero Moura, reconhecendo a tamanha expansão registrada e seus valiosos objetivos, entre eles o de incentivar o interesse dos jovens pela aeronáutica, determinou que todas as unidades da Força Aérea Brasileira dessem total apoio à Modalidade do Ar, o que acontece até os dias de hoje.

E também há a Modalidade do Mar, caracterizada pela ênfase na realização de atividades aquáticas. As atividades procuram desenvolver nos jovens o gosto pela vida náutica, pelas artes e técnicas marinheiras, a navegação à vela e a motor, viagens e transportes náuticos, pesca, estudo da oceanografia, realização de esportes náuticos e submarinos, entre outros.

Breve história da Modalidade do Mar do Escotismo

Em 1908, Baden-Powell pediu a seu irmão, Warrington Baden-Powell, que escrevesse um livro para que meninos praticassem o escotismo nas lagoas, rios e mares, como eles haviam feito na infância. No mesmo ano apareceu, na Inglaterra, a primeira Tropa do Mar, a tropa Gibraltar. A modalidade foi aperfeiçoada em 1909 e organizada em 1910 com a publicação do Manual para Escoteiros do Mar, e a partir de então se expandiu.

Veja também: 

Como fazer parte do Movimento Escoteiro

Conheça os Ramo e faixas etárias

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens