There is no slider selected or the slider was deleted.

Encontro Regional de Monitores do Ramo Escoteiro


Onde: Sala virtual

Quando: 27 | MAR

Inscrições: Até dia 23/03

Todo ano reunimos monitores de patrulhas do Ramo Escoteiro da região para o Encontro Regional de Monitores. Os jovens se tornam protagonistas e nesse momento trabalham a representação de suas patrulhas, independente de sua cidade ou Unidade Escoteira e seu próprio desenvolvimento.
Neste ano, mais do que um evento anual, ele representa perseverança das patrulhas em permanecerem unidas após o período que tivemos que permanecer separados. Um encontro para trocarmos ideias, revermos velhos companheiros e nos prepararmos para novos tempos.

Durante o Encontro trabalhamos para o aperfeiçoamento de seu espírito de liderança, gestão de conflitos, capacidade de relacionamento com seus membros e conhecimentos ligados ao bom desempenho do cargo de monitor. Reunindo experiências de monitores mais antigos com os que acabaram de assumir sua posição na patrulha.

Data: 27 de março de 2021
Horário: 14:00hs às 18:00hs
Local: Plataforma ZOOM.

Inscrições

Poderão participar desta atividade Escotistas e monitores do Ramo Escoteiro da região do Rio de Janeiro com registro institucional ativo. Para os monitores ainda deve constar em sua ficha do PAXTU o cargo de monitor.

O evento tem cota de R$ 10,00 (dez reais) por participante com prazo de inscrição até dia 23 de março de 2021. O valor inclui distintivo do evento a ser entregue nas pastas das Unidades Escoteiras e valores administrativos do Escritório Regional.

A inscrição deve ser feita pelo PAXTU Administrativo em lotes. Os interessados devem buscar os responsáveis de sua Unidade Escoteira Local para efetuar a inscrição. Também devem preencher formulário de cadastro de contato para contato antes do evento como descrito no desenvolvimento da atividade. Todos os participantes devem acessar o link e preencher: https://forms.gle/vG1DDWp9i3LfNfHD8

Desenvolvimento da Atividade

Após o término das inscrições, a coordenação do ramo irá formar as patrulhas (mínimo 05 e máximo 08 jovens) com os participantes inscritos, divulgando logo em seguida por mensagem para cada integrante de cada patrulha. Será previamente disponibilizado um tema para cada patrulha composta realizar uma pesquisa e atuar como patrulha, desenvolvendo o material que será apresentado no dia do Encontro sendo o apresentador da Tarefa Prévia sorteado na hora da apresentação.

Os jovens que participarem do Encontro de Monitores terão a oportunidade de vivenciar atividades sugeridas no guia de bolso “Guia do Ramo” para a conquista de competências. Você sabe o que são competências? “Por COMPETÊNCIA define-se a união de CONHECIMENTO, HABILIDADE e ATITUDE em relação a algum tema específico” As competências são atingidas a partir de atividades que vão aos poucos ensinando coisas novas ou reforçando conhecimentos e atitudes. A programação do Encontro de Monitores é composta por algumas das atividades que podem ajudar na sua progressão pessoal. Vale ressaltar que os jovens devem avaliar, junto à sua patrulha e aos escotistas responsáveis pela Seção, se efetivamente adquiriram as competências sugeridas ao participarem e se, de repente, o programa foi aplicado de tal forma que outros conhecimentos, habilidades e atitudes, que não estão mencionadas aqui, foram desenvolvidos. Será disponibilizado aos participantes o Guia Prático do Monitor Escoteiro e demais materiais utilizados durante o Encontro, à título de material de consulta posterior.

Os Escotistas participantes irão observar o envolvimento e participação dos jovens, identificando as lideranças em cada equipe de monitores, como expectadores e avaliadores para que após o Encontro possam se reunir com a coordenação do ramo para passar suas percepções e avaliações da participação dos jovens.

Documentos

Encontro de Monitores do Ramo Escoteiro – BOLETIM 01

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens