Os Ramos reúnem crianças e jovens do Movimento Escoteiro conforme sua faixa etária e fase de desenvolvimento, adaptando o Método Escoteiro a tais características.

Ramo Lobinho

O Ramo Lobinho reúne meninos e meninas na faixa etária entre 6,5 e 10 anos, concentrando sua ênfase educativa no processo de socialização. O marco simbólico desse Ramo está associado à obra “O Livro da Jângal”, de Rudyard Kipling, especialmente às aventuras de Mogli, o Menino Lobo. O lema dos lobinhos é “Melhor Possível”.

Ramo Escoteiro

Com adolescentes de ambos os sexos e idades entre 11 e 14 anos, o Ramo Escoteiro tem foco na criação e ampliação da autonomia. Fundamentado na vida em equipe e no encontro com a natureza, o marco simbólico do Ramo é “explorar novos territórios com um grupo de amigos”. O lema dos escoteiros é “Sempre Alerta”.

Ramo Sênior

Concebido para atender às necessidades de desenvolvimento de meninos e meninas entre 15 e 17 anos, o Ramo Sênior tem ênfase no processo de autoconhecimento, aceitação e aprimoramento das características pessoais. “Superar seus próprios desafios” é o marco simbólico deste Ramo, e o lema dos seniores também é “Sempre Alerta”.

 

Ramo Pioneiro

Jovens entre 18 e 20 anos, de ambos os sexos, fazem parte do Ramo Pioneiro, que trabalha o processo de integração do jovem à sociedade, privilegiando a expressão da cidadania e auxiliando-o a colocar em prática a Lei e Promessa Escoteira em um mundo mais amplo. O marco simbólico deste Ramo é representado pela expressão “tenho um projeto para minha vida”. O lema dos pioneiros é “Servir”.

Salas Distritais Ramo Pioneiro RJ | Solicitação de acesso

Agora os Escotistas do Ramo Pioneiro tem um canal para envio das ações e projetos realizados pelos Clãs da Região Rio de Janeiro através das salas Distritais disponibilizadas na plataforma do Google Classroom.

OBJETIVO:
Através deste formulário os Escotistas do Ramo Pioneiro de cada UEL da Região do Rio de Janeiro, atuantes em um ou mais Clãs, poderão cadastrar-se para terem acesso a sala do Ramo Pioneiro – separadas por Distrito – a fim de que a mesma possa conter os registros das ações e/ou projetos já executadas por todos os grupos da região com o objetivo de inspirar, não só os pioneiros e mestres que fazem parte do distrito, mas também a própria coordenação do Ramo no Rio de Janeiro que poderá ter acesso direto aos relatórios das ações verificando, assim, cases de sucesso de uma forma uniforme.

A visualização dos dados inseridos será por distrito, ou seja, se você faz parte do distrito X, todos os grupos pertencentes ao Distrito X, além da Coordenação do Ramo da Região RJ, poderão visualizar as informações enviadas possibilitando, dessa forma, insigths, inspirações, fortalecimento e alinhamento distrital. As informações não serão compartilhadas, a princípio, entre distritos. Dessa forma, o distrito Y não verá as ações inseridas do distrito X, por exemplo.

Importante! As salas distritais do classroom são para acesso da mestria de cada Unidade Escoteira. Somente a mestria terá permissão para entrar e compartilhar arquivos. Então, alerte a mestria de sua Unidade para ele solicitar o acesso.

Acesse o link para saber as regras e como solicitar acesso: Solicitação de acesso a Sala Distrital

Procure um Grupo Escoteiro perto de você para experimentar essa vivência: Grupos Escoteiros

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens