There is no slider selected or the slider was deleted.



Região Rio no Conecta Sampa

23 de junho de 2022

O Conecta Sampa é o evento que tem como compromisso explorar, pela vivência, todos os aspectos do desenvolvimento sustentável, valorizando o ciclo natural da vida e a integração dos jovens dos quatro ramos (Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro). No último feriado, em Sumaré-SP, escotistas de diversos lugares estiveram juntos, promovendo a conexão de da nossa Fraternidades Escoteira!

E a Região Rio marcou presença! Entre jovens e voluntários, os fluminenses estiveram no encontro, participando das atividades sobre aventura, tecnologia, diversidade, construção de um mundo melhor e percepção. Conversamos com Richard Gabriel, pioneiro, 76 RJ GE Nossa Senhora Medianeira, que nos contou mais sobre esse momento tão importante entre estados! Veja a seguir:

Foi muito interessante, após esses últimos dois anos, perdemos quase todo o Ramo Sênior, em nosso grupo, sendo assim, a experiência foi bem rica, pois tivemos contato com outras regiões. Isso foi um diferencial!

O evento em si foi muito diverso, por ser extremamente sustentável, não ser em barracas e ser em outro estado. Fizemos amizade com pessoas de outras regiões também, mas claro que o fato de sermos muitos cariocas se tornou quase uma atração turística!

Conhecemos o ConectaSampa via Paxtu. Estávamos montando uma atividade em equipe e começamos a conversar sobre eventos nacionais e o único aberto, na época, de Ramo Pioneiro era esse.

Nos inscrevemos e começou a correria pra ver passagem, ver se mais alguém do nosso grupo tinha interesse, depois entramos em contato com a organização do evento para tentar descobrir quais outros pioneiros da Região Rio estariam lá. Com o objetivo de tentarmos fechar um transporte único.

No fim, conhecemos alguns dos pioneiros, fomos até Campinas que era a cidade grande mais próxima do evento e de lá pegamos um transporte por aplicativo até o evento

Foi muito bacana! Poder ver a diferença na abordagem de diversos aspectos, principalmente, culturais dentro do próprio Movimento Escoteiro. Em nosso retorno para casa, tivemos carona do Diretor Presidente de São Paulo! Nos levou até a rodoviária. Uma acolhida legal.

O evento abordou várias coisas legais, como: diversidade no escotismo, fake news, movimentos sociais e etc, de maneira bastante dinâmica. Entretanto, o principal legado que nós trouxemos pro Rio foi a vontade de realizar eventos grandes, principalmente, pelo fato de ter sido algo organizado por uma regional.

No mais, a questão do Ramo Pioneiro ter sido tratado como jovem dentro de um evento com todos os outros Ramos, foi marcante! É bacana observar que a organização compreende que apesar de já termos mais de 18 anos, queremos jogos e atividades de integração. Não apenas atividades como staffs, sendo assim, com certeza trazemos na bagagem para a Região Rio, esse olhar de viver o último ramo com intensidade!

Desejamos que outros Pioneiros tenham a oportunidade de vivenciar o Ramo como jovem e não só apenas como uma transição para a vida de adulto volutário no Movimento.

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens