There is no slider selected or the slider was deleted.



Semeando Memórias: O Plantio das Espécies Nativas no Recanto dos Griots

20 de março de 2025

No último dia 15, o Campo Escoteiro de Magé foi palco de um evento repleto de simbolismo e emoção. Os Griots, figuras importantes no Movimento Escoteiro, marcaram o início da criação do “Recanto dos Griots” com o plantio de espécies nativas de Mata Atlântica e Amazônica no entorno do recém-recuperado lago do Campo II.

O plantio, além de ser um gesto ecológico, serve como uma homenagem à contribuição vital dos antigos escoteiros para o Movimento Escoteiro, especialmente na Região Escoteira do Rio de Janeiro. Entre as mudas plantadas, o destaque foi para o cuité, uma espécie amazônica cujos frutos em forma de cabaças poderão ser utilizados em atividades no CEGHN, como a confecção de cuias e instrumentos musicais.

Além do cuité, outras espécies como a castanha-do-maranhão, pau-brasil, palmeira-jussara, ingá-banana, sapopema e pau-de-facho também integraram o plantio. Essas mudas, oriundas de sementes coletadas por jovens escoteiros durante o MUTECO de junho de 2024, simbolizam a conexão entre as gerações de escoteiros, formando uma ponte entre o passado e o futuro do Movimento.

Com a contribuição de todos, o “Recanto dos Griots” nasce como um espaço para eternizar a memória e a importância dos escoteiros, ao mesmo tempo em que promove a preservação e o cuidado com a natureza.

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens