There is no slider selected or the slider was deleted.



Sobre as águas: Veleiro doado aos Escoteiros do Brasil desembarca no Rio de Janeiro

3 de março de 2023

Uma equipe formada por três velejadores voluntários do Movimento Escoteiro navegam, desde o início de fevereiro, pela costa brasileira em um trajeto iniciado em Natal e com destino final no Porto de Paranaguá (PR). O veleiro Lâmina de 51 pés foi apreendido pela Polícia Federal em 2021. Uma negociação em âmbito judicial envolvendo o Ministério Público Federal (MPF) e a Marinha do Brasil selou a doação da embarcação aos Escoteiros do Brasil.

A navegação desembarcou no estado Rio de Janeiro em 1 de março, no Clube Naval Charitas. É uma expedição inédita para os escoteiros brasileiros e esteve aberta a visitação para os grupos escoteiros fluminenses, proporcionando aos jovens curiosidades sobre a embarcação.

“A intenção é que durante as paradas, nós possamos promover um momento de visitação ao veleiro para escoteiros locais, sejam jovens ou adultos. Essa navegação pela costa do Brasil é algo inédito para os Escoteiros do Brasil e aqueles associados acima de 18 anos, que possuem habilidades náuticas e se interessarem, poderão também realizar um trecho do trajeto conosco”, convidou o coordenador nacional da modalidade do mar, Marco Antônio Bortoli. 

A embarcação terá função de veleiro-escola dentro da Escoteiros do Brasil

“É uma grande alegria receber por aqui o veleiro-escola Lamia. Essa doação é muito importante para nossas crianças e jovens também como um resgate histórico, afinal, o escotismo chegou ao Brasil pelo mar!” afirma André Fernandes, presidente dos Escoteiros do Brasil Região Rio de Janeiro.

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens