IntegraPio


Onde: Em casa

Quando: 27 | JUN

Inscrições: Até dia 21 | JUN

Ano após ano, nos reunimos tradicionalmente no sábado/domingo mais próximo ao Dia do Pioneiro – comemorado em 29 de junho, dia de Paulo de Tarso. Grande exemplo de decisão na escolha do bom caminho diante das encruzilhadas da vida e capaz de assumir projetos para crescer como pessoa e mudar o mundo em que vivia, o patrono do Ramo nos lembra por que, mais do que nunca, precisamos de nossa resiliência pioneira. Por isso, em 2021, mesmo distantes, estaremos juntos para celebrarmos este dia tão especial.

Data e horário: 27 de junho de 2021, de 18h às 20h

Local: Sala virtual (plataforma ZOOM)

 

INSCRIÇÕES

O evento é aberto a todos, gratuitamente, com limite de 500 vagas, sendo:

  • Para associados, jovens e adultos, do Ramo Pioneiro na Região RJ:

Todos devem estar com o registro institucional ativo, atuantes no Ramo. A inscrição é feita pelo PAXTU até o dia 21 de junho.

  • Para associados jovens e adultos do Ramo Pioneiro de outras regiões:

Todos devem estar com o registro institucional ativo, atuantes no Ramo. A inscrição é feita pelo PAXTU entre os dias 15 e 21 de junho.

  • Para convidados não associados ou ex membros:

Os convidados devem ter mais de 17 anos e meio, considerados seniores em transição para o Ramo Pioneiro, até 21 anos incompletos na categoria jovem e maior de 21 anos para adultos. A inscrição deve ser feita pelo formulário: https://forms.gle/G714F3PqDFA86GPv8 , até o dia 21 e junho.

A informação para acesso a sala e link do grupo de WhatsApp para informações exclusivas será enviado ao E-MAIL CADASTRADO após o fim do prazo de inscrição. Todos os participantes receberão certificado de participação após o evento.

 

PROGRAMA

O evento possuirá salas simultâneas, uma para cada virtude, onde o jovem ou adulto terá a liberdade de escolher qual a sala de seu interesse para participar e praticar aquela virtude. Em algumas das salas você precisará lápis ou caneta e papel.

As salas são:

VERDADE – Tema: Conversa pra Boi Dormir

Sala em que os participantes contarão histórias surreais que aconteceram (ou não) com eles, seja no Movimento ou fora. Dinâmica com placa de folha A4, escrita de um lado “verdade” e de outro “mentira”. Ao terminar de contar, os outros participantes levantarão a placa do que acham sobre aquela história é (verdade ou mentira).

LEALDADE – Tema: Aperte o Play

Sala de jogos, afinal, trabalho em equipe exige um certo nível de lealdade do outro. Os participantes (com auxílio do “coordenador Mestre” da sala) decidirão quais serão os jogos na hora, como Among Us, Gartic, StopotS e todos esses que viraram febre na pandemia.

ALTRUÍSMO – Tema: Projeto Nosso de Cada Dia

Sala para discutir projetos, afinal, muitos pioneiros não pararam com suas progressões durante a pandemia e ainda sonham com a Insígnia de B.P.. A relação entre o projeto da Insígnia com altruísmo se dá porque todo projeto pioneiro é pensando na comunidade (Serviço), Natureza, Trabalho ou Viagem.

FRATERNIDADE – Tema: Fala que Te Escuto

Sala para quem está se sentindo sozinho, precisando de um ombro amigo para desabafar ou apenas conversar mesmo. Muitos estão passando por momentos extremamente difíceis, depressivos, e, é claro que ajuda profissional é sempre importante e bem-vinda, porém, às vezes, só de termos alguém para nos escutar, já faz uma grande diferença.

PERFEIÇÃO – Tema: A Máquina Perfeita

Sala para dançar. O sedentarismo atingiu muitos jovens nossos, portanto, movimentar o corpo (chamada de máquina perfeita, por isso nome da sala) será positivo aos que participarem dessa oficina.

BONDADE – Tema: A Esperança é a Última que Morre

Sala para conversar sobre coisas boas que aconteceram durante a pandemia. Jovens e adultos estão cada vez mais desacreditados, desanimados e desesperançosos. Em meio a tantas notícias ruins, fará bem ouvir histórias e relatos de bondades.

CONSCIÊNCIA – Tema: Não Sou Charlie Brown Mas Aqui é Papo Reto

Sala para assuntos sérios. Considerando que os jovens do Ramo são de uma geração que pautas sociais fazem parte da vida deles, torna-se importante o debate sobre a consciência de “eu como cidadão, o que represento para o mundo?”. Observação: Charlie Brown Jr. foi uma banda dos anos 2000 e eles tinham uma música chamada “Papo Reto”, por isso o nome.

FELICIDADE – Tema: Rir é o Melhor Remédio

Sala para rir e se divertir. Os participantes poderão contar histórias engraçadas e piadas (tudo dentro da educação escoteira, sem preconceitos e palavras de baixo calão), fazer stand up, mostrar vídeos, imagens, o que acharem engraçado.

EFICIÊNCIA – Tema: A Arte da Eficiência

A sociedade tem o costume de associar eficiência aos trabalhos de escritório. Tais como administração, marketing, negócios, etc. Mas áreas artísticas são tão eficientes quanto. A ideia da sala é ser uma oficina de artes que seja fácil, simples e possível para todos.

PUREZA – Tema: Tá na Hora do Bicho Pegar

Existe algo mais puro que o amor que temos pelos nossos animais? Por isso, essa sala será para mostrar nossos bichinhos de estimação, falarmos sobre eles, histórias interessantes e o que mais envolvê-los.

 

DOCUMENTOS

IntegraPio e Amigos – Boletim 01 – Informações Gerais

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens