Bem-vindo ao

Portal da Transparência

EscoteirosRJ

Acesse nossa área de Governança para analisar documentos e conhecer as práticas de Gestão da nossa instituição.

Indicadores Regionais

Baseados nos compromissos assumidos pela Diretoria Regional com os associados, os indicadores vão aumentando ao longo do tempo e estamos trabalhando para que todos alcancem 100% até março de 2022. 

Governança Institucional

Os Escoteiros do Brasil –  Região do Rio de Janeiro, seguindo os passos da instituição em seu nível Nacional tem como principal objetivo o incentivo e desenvolvimento do Movimento Escoteiro no Brasil, com a propagação de seus princípios e valores.

O atingimento desse objetivo passa, obrigatoriamente e cada vez mais, pela adoção de boas práticas de Governança, onde temos a honra de ser a primeira Região Escoteira a implantar essa prática no Brasil.

Essas boas práticas podem ser traduzidas pela adoção de medidas que incentivem a transparência, a prestação de contas, a responsabilidade das ações dos dirigentes, associados e profissionais e diálogo claro para que todos os associados manifestem sua opinião e tenham seus direitos respeitados.

Através da adoção desses 4 pilares (transparência, responsabilidade, equidade e prestação de contas) a Escoteiros do Brasil converte princípios em recomendações objetivas e práticas, com a finalidade de preservar e otimizar os valores e princípios da organização, contribuindo para a qualidade da gestão, sua longevidade e o bem comum.

Transparência, Equidade, Responsabilidade e Prestação de Contas

Transparência: envolve a divulgação de informações de interesse público, prezando por seu tratamento adequado e disponibilizando as partes interessadas não só as informações impostas por leis ou regulamentos, mas toda e qualquer solicitação realizada pelos diversos órgãos de controle e fiscalização.

Equidade: caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todas as partes envolvidas na condução e manutenção da instituição, quais sejam, os associados, as Unidades Escoteiras Locais, a Comissão Fiscal Regional, a Diretoria Regional e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.

Responsabilidade: pode ser entendida também como conformidade ou integridade, onde todos os processos, procedimentos e decisões adotadas pelos agentes da Governança Institucional (Associados, Conselhos, Diretoria, Auditoria Externa, profissionais e prestadores de serviços) devem agir e adotar Políticas no cumprimento de normas reguladoras, expressas nos estatutos sociais, nos regulamentos internos, políticas e nas instituições legais no país.

Prestação de Contas: todos os agentes de governança (Associados, Conselhos, Diretoria, profissionais e terceiros) devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis, fundamentados nas melhores práticas contábeis e de auditoria.

Como forma de proteger os dados aqui tratados, tendo em vista a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) esse ambiente foi desenvolvido aplicando uma tarja em todos os dados pessoais das pessoas envolvidas, afim de preservar as mesma não expondo seus dados, sendo  ou não membros da Região do Rio de Janeiro e seus níveis. Porém lembramos que a divulgação, compartilhamento ou exposição dos documentos sem autorização prévia viola as leis e boas práticas, sendo passivo de medidas cabíveis.

Crédito da Foto: Guilherme Caselani