There is no slider selected or the slider was deleted.



Live – Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso

17 de junho de 2021

Na data de ontem, 16 de junho de 2021, aconteceu em nossa Sala Virtual uma live de apresentação da parceria entre a União dos Escoteiros Brasil Região Rio de Janeiro e Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso.

A parceria permitirá que as Unidades Escoteiras Locais da Região Rio possam atuar junto com a Rede Brasileira de Trilhas, auxiliando na conservação, manutenção e sinalização de trilhas em todo Estado. Está em andamento ainda a proposta de criação de uma Insígnia específica para a parceria, que poderá ser usada por jovens e adultos que demonstrarem participação ativa nas ações.

Contamos com presenças muitos especiais:

Julio Meyer – Diretor de Trilhas Nacionais da Rede Brasileira de Trilhas;
Pedro da Cunha e Menezes – fundador da Trilha Transcarioca e Diretor da Rede Brasileira de Trilhas;
Hugo de Castro – atual presidente da Rede Brasileira de Trilhas e coordenador geral da Trilha Transmantiqueira;
Amanda de Souza – Geógrafa e atua com a Rede Brasileira de Trilhas na implantação da Trilha de Longo Curso do litoral Norte Fluminense;
Manuela Tambellini – Representante do Inea;
Rafael Rocha de Macedo – Presidente da Diretoria Executiva Nacional da UEB, que parabenizou o projeto e disse que a parceria é muito oportuna.

A live começou com Pedro Menezes apresentando os objetivos da parceria em curto, médio e longo prazo, e as ações efetuadas pelos voluntários nas trilhas. Em seguida, Júlio Meyer explicou o que é uma trilha de longo curso e como foi fundada a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, esclarecendo ainda como funciona o sistema de trilhas e o padrão de sinalização com sua importância e suas simbologias.

Após entendermos o projeto e como funciona, Amanda de Souza apresentou o projeto Litoral Norte Fluminense, que trata da implementação de uma trilha que passará por 15 municípios do estado do RJ, explicou sobre as trilhas que estão em fase de implementação e convidou os Escoteiros a participar do projeto.

Em seguida, Manuela Tambellini enfatizou a importância das trilhas na natureza e para os voluntários e, principalmente, a importância da natureza no pós pandemia e convidou os escoteiros para participar e conhecer a fundo o projeto que contará com capacitação e trabalhos de campo.

Pedro finalizou reforçando o convite aos Escoteiros, explicando que “cada grupo, tropa, matilha, alcateia poderá escolher um trecho das trilhas e cuidar dela fazendo sinalização, pequenas intervenções de manejo, de poda, mantendo a trilha limpa e participando ativamente da governança da Trilha Volta ao Rio de Janeiro em cada trecho.”

Ao final da palestra, abrimos para perguntas dos associados e finalizamos com uma média de 60 participantes na sala do zoom e 104 visualizações na transmissão do Youtube, que está disponível no link: https://bit.ly/3zuQATj e pode ser acessada a qualquer momento.

Em breve, será divulgado em nosso site regional e nossas mídias os próximos passos deste projeto, como cada escoteiro poderá se voluntariar para atuar ativamente nos trechos das trilhas e como será a capacitação.

Confira imagens do evento:

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens