A União dos Escoteiros do Brasil- Região Rio de Janeiro lamenta profundamente o falecimento da Chefe Dulcinea Aniceto da Silva. Agradecemos imensamente sua dedicação, zelo e amor à causa da educação de crianças e jovens durante sua vida. 

A União dos Escoteiros do Brasil- Região Rio de Janeiro lamenta profundamente o falecimento do Chefe José Fernando Santos. Agradecemos imensamente sua dedicação, zelo e amor à causa da educação de crianças e jovens durante sua vida. 

“É com muito pesar que comunicamos o falecimento do nosso grande amigo e Mestre Pioneiro Andre Luiz.
Um caro honrado, amigo, sempre disposto a ajudar a todos, prestando serviços ao 9°Grupo Escoteiro, durante a Pandemia, foi incansável, junto à diretoria de patrimônio, auxiliando na manutenção de nosso equipamentos e sede em geral.

Hoje não só o 9GE perde um membro, mas, o Movimento escoteiro, bem como amigos e familiares

Mestre André deixará Saudades, mas, nos deixou ensinamentos e muitos exemplos de um ser humano íntegro e reto de caráter! Que Deus conforte a todos os familiares e amigos!

Sempre Alerta!

#não_é _mais_que_um_ate_logo. #não _é_mais_que_um_breve_adeus. #descanseemDeus #AdoradoMestre

A União dos Escoteiros do Brasil- Região Rio de Janeiro lamenta profundamente o falecimento da Chefe José Fernando Santos. Agradecemos imensamente sua dedicação, zelo e amor à causa da educação de crianças e jovens durante sua vida. 

“Antigo escotista do 51 GEAR 14 Bis contribuiu com seu voluntariado, junto à Alcatéia. Siga em paz! Não é mais que um até logo. Não é mais que um breve adeus!”

Texto: 51 GEAR

“É com imensa tristeza que comunicamos a partida para o Grande Acampamento do amado Pai e eterno Chefe Lobinho”

Texto 111 GEAR

A União dos Escoteiros do Brasil- Região Rio de Janeiro lamenta profundamente o falecimento da Chefe Renato Martins Conde. Agradecemos imensamente sua dedicação, zelo e amor à causa da educação de crianças e jovens durante sua vida. 

A União dos Escoteiros do Brasil- Região Rio de Janeiro lamenta profundamente o falecimento da Chefe Maria Antônia de Luca. Agradecemos imensamente sua dedicação, zelo e amor à causa da educação de crianças e jovens durante sua vida. 

“Nossa eterna mestre Toninha, do antigo grupo 99º São Gonçalo na Cidade de São Gonçalo-RJ, que nos honrou com seu carinho, amor e sabedoria. Trabalho incansavelmente como educadora e chefe escoteira pela comunidade de São Gonçalo. O nosso eterno carinho e grande Sempre Alerta!””

TEXTO: Ch. Wagner Santos

A União dos Escoteiros do Brasil- Região Rio de Janeiro lamenta profundamente o falecimento da Chefe José Ronaldo. Agradecemos imensamente sua dedicação, zelo e amor à causa da educação de crianças e jovens durante sua vida. 

“RETORNOU AO GRANDE ACAMPAMENTO o chefe José Ronaldo dos Santos Broca, figura muito importante para o escotismo fluminense, em especial para o 7º Grupo de Escoteiros do Mar Benevenuto Cellini, de Niterói (RJ).

Nascido em 27/12/1951 em Minas Gerais, filho de Vicente Navarra Broca e Terezinha de Jesus dos Santos, era o irmão mais velho de Rosana Mara Santos Broca e Rosangela Maria Santos Broca.

Para muitos era conhecido somente como “Broca”, “cozinheiro”, ou simplesmente “pai”, devido a tantas habilidades que tinha e por seu amor a juventude. Aliás, três das principais qualidades do Broca eram: ser uma biblioteca ambulante, ser atencioso e ser prestativo.

Quem teve a oportunidade de conviver e conversar com ele ganhou boas horas de aula sobre os mais diversos temas, seja sobre escotismo, tradições marítimas, jogos, cidadania, holística, religiões (muitas), esoterismo, histórias sobre os povos e as Guerras pelo mundo, interpretação dos sonhos, música, culinária, genealogia, relações humanas, autoconhecimento, e tantos outros. Além disso, passava o fim de semana todo na sede do grupo preparando refeições e café para fortalecer as crianças e adolescentes, muitos deles carentes, e para receber bem os escoteiros que visitavam ou pernoitavam por lá em atividade. Sua presença nas cozinhas das grandes atividades como o JOTA era recorrente e ele fazia com muito carinho. Chegou a receber uma Medalha de Gratidão dada pelo 110º Grupo Escoteiro do Mar Almirante Macedo Soares, em um dos Grandes Jogos Região dos Lagos.

Ronaldo estudou no Colégio Henrique Lage e se formou como contador pela Faculdade Moraes Júnior. Ingressou no Movimento Escoteiro em 1964 aos 13 anos de idade através do 4º Grupo de Escoteiros do Mar Gaviões do Mar. Em 1995 foi para o 7º Grupo de Escoteiros do Mar Benevenuto Cellini, onde foi Escotista e dirigente, participando ativamente durante todo o período em que esteve presente, inclusive responsável por manter o Cellini em funcionamento em tempos difíceis, e melhorando muito o relacionamento com o Jurujuba Iate Clube – sede do Cellini – durante sua gestão como diretor. Foi Insígnia de Madeira do ramo lobinho e prezava muito pela segurança e pelo bem estar dos seus jovens e dos jovens de outros Grupos Escoteiros. Em outros períodos atuou junto ao 49º Grupo Escoteiro João Brazil e 73º Grupo Escoteiro Rei de Salém, além de ter sido Comissário Distrital de Niterói e Coordenador Regional dos Escoteiros do Mar do Estado do Rio de Janeiro.

Foi um grande homem, com um coração que não cabia no peito e um sorriso contagiante, que honrou os 10 artigos da Lei Escoteira, cumprindo assim sua missão.”

TEXTO: Centro Cultural do Movimento Escoteiro 

A União dos Escoteiros do Brasil- Região Rio de Janeiro lamenta profundamente o falecimento da Chefe Andrea Cristina. Agradecemos imensamente sua dedicação, zelo e amor à causa da educação de crianças e jovens durante sua vida. 

Nossa irmã retornou para o “Grande Acampamento”! Escoteira desde os 14 anos e muito atuante no 155 GESPA. 

A União dos Escoteiros do Brasil- Região Rio de Janeiro lamenta profundamente o falecimento da Chefe Alan da Silva Feitoza. Agradecemos imensamente sua dedicação, zelo e amor à causa da educação de crianças e jovens durante sua vida. 

Nosso irmão retornou para o “Grande Acampamento”! O nosso amado Akelá Alan Feitoza.

A União dos Escoteiros do Brasil- Região Rio de Janeiro lamenta profundamente o falecimento da Chefe Maria Tereza Figueira. Agradecemos imensamente sua dedicação, zelo e amor à causa da educação de crianças e jovens durante sua vida. 

Nossa irmã retornou para o “Grande Acampamento”!

A União dos Escoteiros do Brasil- Região Rio de Janeiro lamenta profundamente o falecimento do Chefe Oswaldo Cavalcante. Agradecemos imensamente sua dedicação, zelo e amor à causa da educação de crianças e jovens durante sua vida. 

Nosso irmão retornou para o “Grande Acampamento” e “Combateu o Bom Combate e cumpriu a sua Missão”!

A União dos Escoteiros do Brasil- Região Rio de Janeiro lamenta profundamente o falecimento do Chefe Fernando Vianna. Agradecemos imensamente sua dedicação, zelo e amor à causa da educação de crianças e jovens por mais de 55 anos. 

Nosso eterno Griot! Compartilhou suas viviências e experiências conosco em um vídeo emocionante, gravado no ano passado, no qual transmitiu seus aprendizados no escotismo. Saiba mais: https://youtu.be/M7lKze2jb_0

Prestamos condolências a sua família e ao 8 RJ GE São Francisco de Assis, sua Unidade Escoteira. Nossas sinceras homenagens ao Chefe Fernando, que Baden-Powell o receba no Grande Acampamento.

Ayend Cristine ingressou no movimento escoteiro em 2010 no grupo escoteiro Flor de Lis onde realizou a sua promessa. Em 2013, já como adulta voluntária, transferiu-se para o grupo Primeiro de Maio, atuando como escotista no ramo escoteiro até esse ano. Mãe de dois filhos, o mais velho já quase em idade de lobinho, era também trabalhadora e dedicada a família. Estudante aplicada, estava muito feliz no curso de pedagogia da UNIRIO, falando com frequência de suas experiências no estágio. Entusiasta e participante de coletivos diversos como o de mães universitárias, acreditava muito em um mundo mais justo e fraterno, vendo o movimento escoteiro como uma das formas de se chegar a isso.

Ayend Cristine Nascimento… Sua tropa, sentirá muito a sua falta… Seus irmãos de grupo e movimento não te esquecerão jamais.

Texto de Fernando de Siqueira Barros – 36 RJ GE do Ar Primeiro de Maio 

É com imenso pesar que a União dos Escoteiros Brasil Região Rio de Janeiro comunica que Carlos Moreira retornou ao Grande Acampamento.

Com pesar que comunicamos o falecimento de nosso irmão de lenço Carlos Moreira, 32º RJ GE Marques de Olinda. O Distrito Zona Norte 2 está de luto, vamos orar por ele, sua família e a família do 32º.

Moreira, já exerceu o cargo de Comissário Regional e foi muito importante para o Movimento Escoteiro. Que possamos neste momento abraçar nossos irmãos do 32º RJ GE Marques de Olinda.

Foi uma pessoa importantíssima na introdução e consolidação da coeducação no Movimento Escoteiro no Brasil.
Atuou durante vários anos no Grupo Escoteiro João Ribeiro dos Santos.
Chefiou Alcateia, Tropa Escoteira e Tropa de Guias, dirigiu diversos Cursos de Formação, foi DCIM, diretora regional, enfim, contribuiu com a formação de muita gente no Escotismo.

A vida é um sopro!!! E lá vai se Dodora, nossa Maria Auxiliadora Trajano, a mais cariocas dos mineiros, torcedora do Botafogo e do Cruzeiro, encontrar seu grande amor, Gilberto Melo Trajano, no Grande Acampamento, bem como tantos amigos e amigas que ela fez nessa vida. Dodora foi Diretora-Presidente do 77o Grupo Escoteiro Uirapuru, na Rua Érico Coelho n. 252, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, por mais de 25 anos (1987 a 2012). Quando entrei, aos 6 anos de idade, em 1987, como Lobinho, ela tinha acabado de assumir como Diretora-Presidente. A sede do 77o GE Uirapuru, que era um casa antiga com alguns cômodos, com o tempo e a gestão da Dodora, apoiada por tantos escotistas, como Dona Helena, Geraldo D’Anil , Leonardo Escoteiro e Pais, como Nazaré Medeiros Branco (minha mãe) Arlindo Gomes Luiz (meu pai), Ricardo Farias, Fernando Batista, Fernando Baratelli e tantos outros, levaram a termos uma sede, com cômodos para cada seção, banheiros e cozinha. O tempo passou e em 2002, Dodora me convidou para ser seu Vice-Presidente, cargo que exerci, mediante eleição, e fomos administando o 77 G.E. Passamos por tantos momentos. Em agosto de 2006, Dodora sofreu a perda do seu eterno “Cherry”, Gilberto Melo Trajano, nosso diretor técnico. Lembro como se fosse hoje, entrar no quarto do Gilberto, e vesti-lo para o enterro, com seu traje escoteiro, junto com André André Vieira Evans Hossell André Hossell. O tempo passou mais ainda e em 2012, Dodora e eu saímos da direção do 77o, mas nossa amizade continuou firme e forte. Visitava sempre que podia e sempre que ela podia, ia nos visitar em casa. Em 2019, Dodora voltou para sua Minas Gerais, mas sempre que podíamos conversamos. Hoje, dia 13 de fevereiro de 2022, Dodora descansou. Em nome de tantas e tantos, só posso agradecer por tudo o que vc fez. Grato, grato, gratíssimo! Como diz a Canção da Despedida: “…Não é mais que um até logo, não é mais que um breve Adeus, bem cedo, junto ao Fogo, tornaremos a nos ver”. 77º G.E. Uirapuru – RJ. Quem puder e lembrar, coloque uma boa estória da Dodora, para lembrarmos dela com boas risadas e memórias.

Texto: Edson Luiz

É com imenso pesar que a União dos Escoteiros Brasil Região Rio de Janeiro comunica que Heloisa Felix retornou ao Grande Acampamento. Heloisa estava começando a frequentar o 9º GE no Ramo Lobinho. Nosso sentimento à família e amigos. “Não é um até logo, não é um adeus. Um dia certamente, voltaremos a nos ver.”

É com imenso pesar que a União dos Escoteiros Brasil Região Rio de Janeiro comunica que João Pereira da Rosa retornou ao Grande Acampamento.

O Chefe João Rosa foi um grande incentivador do Movimento Escoteiro, foi Chefe de Tropa Escoteira do 11 RJ GE Siqueira Campos e auxiliava muito em Cursos Básicos, Técnicos, especialmente na área de Campismo e Nós e Amarras.

Graças a suas habilidades conhecimentos, atitudes e suas características pessoais, era muito considerado pelos membros da Equipe Regional de Adestramento, bem como pelos frequentadores dos cursos de então. Prestou esses e outros destacados serviços, durante décadas. Sempre foi um bom e dedicado Chefe de Tropa Escoteira.

Por seus excelentes resultados e depois de cumprir as etapas necessárias, conquistou a Insígnia de Madeira do ramo Escoteiro. O Chefe João Rosa, devido a todas essas qualidades participou da Equipe o 1º Curso Avançado para Escotistas do ramo Sênior na América Latina, realizado no então, Campo Escoteiro de Magé, ao qual compareceram escotistas de 5 países da América do Sul.

Agradecemos pela sua enorme dedicação ao Movimento Escoteiro, é uma grande perda para o escotismo da nossa cidade, será sempre lembrado em nossas atividades

É com imenso pesar que a União dos Escoteiros Brasil Região Rio de Janeiro comunica que PITAGORAS BORGES DE QUEIROZ,  retornou ao Grande Acampamento no dia 15 de junho de 2021.

Pitágoras foi o primeiro lobinho do 110°GEMAR Alte Macedo Soares, na fundação do grupo em 2002. Foi um bom menino, um lobinho e escoteiro muito dedicado e cumpridor da sua Promessa e muito ativo no Movimento Escoteiro.

A foto dele é antiga, mas nos remete as melhores lembranças do nosso querido Pitágoras em nossos jogos, acampamentos e caçadas. Desejamos que Bons Ventos o levem para o Grande Acampamento e desejamos as nossas condolências.

O chefe Wilson, foi diretor no 52 Gear de 2001 á 2010, foi um excelente colaborador, era a interface entre grupo e comunidade, coordenava e ajuda a vacinação no posto Cesar Perneta, onde levava o grupo para ajuda os idosos na vacinação, na participação dos aniversários e atividades no grande Meier,  era a pessoa responsavel pela em arrumar onibus para as nossas atividades.

Em 2014 fundou o 98 Gear Bartolomeu Lourenço de Gusmão, como presidente do grupo! Ele ficava muito feliz com as crianças correndo de um lado para o outro!

A primeira tropa escoteira do 98, homenageou em vida dando o nome dele a tropa, que recebeu com muita alegria, e adorava dá o grito de tropa juntos!

É com imenso pesar que a União dos Escoteiros Brasil Região Rio de Janeiro comunica que Maria de Lourdes Monteiro Pereira, membro do 03 RJ GE Católico São Pedro de Cascadura, retornou ao Grande Acampamento na data de hoje, 28 de maio de 2021.

Maria de Lourdes Monteiro Pereira, nascida em 17 de junho de 1941, católica, participava ativamente das atividades paroquiais. Ao completar seus 18 anos, os Freis lhe deram a tarefa de ser a Catequista Oficial dos Escoteiros Católicos de nosso Grupo, e assim ingressava no Movimento Escoteiro no ano de 1959.

Desde então nesses 61 anos de serviços prestados ao Movimento Escoteiro, Lourdinha, como era carinhosamente conhecida, atuou como Diretora Religiosa e Catequista, foi uma dona de uma calma e sabedoria impar, sabia como ninguém unir os ensinamentos Religiosos aos de Baden-Powell, tendo incentivado vários jovens em sua trajetória Católica e Escoteira, sempre preocupada e disposta a ajudar o Grupo e aos Jovens, apadrinhou e ajudou financeiramente muitas crianças que não tinham condições.

Agradecemos pela sua enorme dedicação ao Movimento Escoteiro, é uma grande perda para o escotismo da nossa cidade, será sempre lembrada em nossas atividades. A nossa querida Lourdinha, nosso grato, grato gratíssimo, que o senhor a receba de braços abertos!

É com imenso pesar que a União dos Escoteiros Brasil Região Rio de Janeiro comunica que MAURO FERREIRA DE MELO retornou ao Grande Acampamento no dia 10 de maio de 2021.

Chefe Mauro ingressou no Movimento Escoteiro em 1981, em um belo dia conheceu a Alcateia e por ela se apaixonou. Cresceu, assim como o seu amor pelo movimento escoteiro. Logo se tornou adolescente e com isso veio a tropa sênior, já quase adulto pioneiro e chefe amado pelos jovens .

Assim foi sua vida escoteira no 51 RJ GEAR 14 Bis, contribuindo também com outros grupos. Dominava a pioneiria como poucos e de nó em nó, partiu para o Grande acampamento.

É uma grande perda para o escotismo da nossa cidade, será sempre lembrado em nossas atividades.

É com imenso pesar que a União dos Escoteiros Brasil Região Rio de Janeiro comunica que CÉSAR DE ARAÚJO DIAS retornou ao Grande Acampamento no dia 03 de maio de 2021.

César ingressou no Movimento Escoteiro em 1990 no 79 RJ GE Agulhas Negras, foi Escoteiro, Sênior, Assistente Chefe, Chefe da Tropa Escoteira e membro do Clube da Flor de Lis.

Agradecemos pela sua enorme dedicação ao Movimento Escoteiro, é uma grande perda para o escotismo da nossa cidade, será sempre lembrado em nossas atividades

É com imenso pesar que a União dos Escoteiros Brasil Região Rio de Janeiro comunica que JOSÉ IVAN COUTINHO CARDIANO retornou ao Grande Acampamento no dia 25 de abril de 2021.

O Chefe Ivan foi fundador, junto de sua esposa Vera, do 100 GE RJ Nova Vida em 1991 que contou até hoje com a dedicação ininterrupta de ambos. O numeral 100 foi solicitado para marcar o fato de que o Grupo fora criado no centenário daquele Município (Teresópolis).  

Ivan Cardiano realizou sua Promessa Escoteira em 14 de dezembro de 1991 e era portador das merecidas medalhas de Bons Serviços e de Gratidão. Desde que ingressou no Movimento Escoteiro foi um membro muito ativo e participou de diversas  atividades, eventos e cursos. 

É uma grande perda para o Movimento Escoteiro, Chefe Ivan sempre será lembrado em nossas atividades.

É com imenso pesar que a União dos Escoteiros Brasil Região Rio de Janeiro informa que CARLOS RODRIGO NEVES DE OLIVEIRA retornou ao Grande Acampamento no dia 23 de abril de 2021, atualmente era membro do 75 GEAR RJ  Baden Powell.

Chefe Carlos ingressou no Movimento Escoteiro em 1984, como Sênior, no antigo Grupo 20 RJ, GEMAR Velho Lobo, e foi o primeiro Escoteiro da Pátria no Grupo na data de 17/05/1986. Regressou para o Movimento em 2018, iniciando a jornada de Assistente da Tropa Sênior, auxiliando o Chefe Boulanger, que havia sido seu Chefe de Tropa, quando ele era Sênior.

É uma enorme perda para o escotismo da nossa cidade, será sempre lembrado em nossas atividades. Que o Grande Acampamento receba o nosso amigo com as fogueiras acesas e prontas.

“Não é mais que um até logo…”

A União dos Escoteiros Brasil região Rio de Janeiro comunica com imenso pesar que MARCO ANTONIO PACHECO GASPAR retornou ao Grande Acampamento na data de hoje, 23 de abril de 2021.

Chefe Marcos era membro do 59 RJ GE Atalaia e ingressou no Movimento Escoteiro no ano de 2015 logo após que suas filhas Isabela e Júlia entraram para o Movimento Escoteiro. Marcos começou como assistente de seção e há 3 anos era o querido Chefe da Tropa Escoteira 1 Antônio Martins da Rocha. Desde que ingressou no Movimento, participou de diversos cursos, atividades e eventos.

Agradecemos imensamente sua incansável dedicação ao Movimento Escoteiro. Seremos eternamente gratos por todo seu carinho e amizade e que B-P o receba no Grande Acampamento, onde um dia tornaremos a nos ver

A União dos Escoteiros Brasil região Rio de Janeiro comunica com imenso pesar que Brian Cullen de Sampaio Vianna retornou ao Grande Acampamento no dia 22 de abril de 2021.

Brian atuou no 75 RJ GE do Ar Baden-Powell durante longos anos exercendo funções de Escotista, Chefe de Grupo e Dirigente. Foi o responsável por levar o Grupo para a Barra da Tijuca em 1983, bairro de onde o Grupo não mais saiu.

Nos anos 70, Brian foi o idealizador e organizador das “Olimpíadas da Asa”, atividade que reunia Grupos Escoteiros do Ar do Rio de Janeiro e outros estados, assim como Grupos especialmente convidados da Modalidade Mar e Básica. Na primeira edição, participaram cerca de 400 escoteiros do Ar da Guanabara, Minas Gerais, Espírito Santo e Estado do Rio. Os jogos foram disputados nas dependências do Clube de Regatas do Flamengo. Esta primeira versão dos Jogos foi organizada pelo nosso próprio Grupo, com participação fundamental do Clã de Pioneiros.

Brian, então Chefe de Grupo, liderou a organização do evento e foi agraciado com uma condecoração pela Aeronáutica. Em 1972 e 1973, o Grupo participou dos já então chamados de II Jogos Nacionais dos Escoteiros do Ar, realizados nas instalações da Escola de Educação Física, na Ilha do Fundão-Cidade Universitária e, em 1973, dos III Jogos Nacionais dos Escoteiros do Ar, realizados na Sede Esportiva do Clube de Regatas Vasco da Gama. Todos com decisiva atuação do Brian.

Brian atuou também na Região Escoteira do Rio de Janeiro como Comissário Regional, entre 1983 e 1986, era IM do Ramo Lobinho, conquistada em 1967 e esteve presente nas comemorações do nosso centenário. Sr. Bryan Cullen Sampaio Vianna, foi o responsável a declarar apoio da UEB para a criação do Centro Cultural Movimento Escoteiro

Texto: 75 RJ GE do Ar Baden-Powell

A União dos Escoteiros Brasil região Rio de Janeiro comunica com imenso pesar que Luciane Martins Medeiros Borde retornou ao Grande Acampamento na data de hoje, 15 de abril de 2021.

Luciane ingressou no Movimento Escoteiro no 76 RJ GE Nossa Senhora Medianeira e realizou sua Promessa em 1991. Foi idealizadora da fundação do 146 GEMar Dedo de Deus, onde atuou como Chefe do Ramo Escoteiro e Diretora de Métodos Educativos, atualmente era membro do 99 GE Mafeking e Coordenadora Adjunta do Ramo Sênior.

Desde que ingressou no Movimento, Luciane era muito ativa e participou de diversas  atividades, eventos e cursos. É uma grande perda para o Movimento Escoteiro, Luciane sempre será lembrada em nossas atividades.

É com imenso pesar que a União dos Escoteiros Brasil Região Rio de Janeiro comunica que retornou ao Grande Acampamento WILVER SILVA PEREIRA na data de hoje, 09 de abril de 2021.

Wilver ingressou no Movimento Escoteiro no 55 RJ GE do Ar Júlio Verne e atualmente fazia parte do 33 RJ GE do Ar Padre Vermin, como Pioneiro do Clãrear. Diante desta perda irreparável, nos solidarizamos com amigos e familiares neste momento de dor e sofrimento.

“Não é mais que um até logo, não é mais que um breve adeus. Um dia certamente, voltaremos a nos ver”

É com imenso pesar que a União dos Escoteiros Brasil Região Rio de Janeiro comunica que Retornou ao grande acampamento, no dia 07 de abril de 2021, JORGE JOSÉ SILVA DE SOUZA membro do  16 RJ GE Anhangá e, também, foi um dos Diretores do grupo.

Jorge ingressou no Movimento Escoteiro como jovem em 1982, ano em que fez sua Promessa Escoteira. Permaneceu no grupo até Pioneiro. Por impedimentos teve que se afastar do Movimento, retornando em 2009 no mesmo grupo como voluntário.

Jorge era muito ativo no grupo, colaborou como conselheiro fiscal por 2 mandatos, participou da diretoria em vários cargos sendo o último cargo Diretor Administrativo adjunto. Demonstrou sua dedicação de verdadeiro irmão Escoteiro durante a pandemia tomando conta e observando a sede do grupo.

É com imenso pesar que a União dos Escoteiros Brasil Região Rio de Janeiro comunica que retornou ao Grande Acampamento na data de hoje, 07 de abril de 2021, o chefe DAVILSON ALVES NEVES membro do 45 RJ GE Major PM Manoel dos Santos Portugal.

O Chefe Davilson realizou sua promessa no dia 05/09/2015 e desde então foi um membro bastante participativo nas atividades do Movimento Escoteiro.

É uma enorme perda para o escotismo da nossa cidade, será sempre lembrado em nossas atividades.

Retornou ao grande acampamento a Chefe Noelza Maria dos  Santos de Oliveira do 111 RJ GE do Ar Santos Dumont, na data de hoje 05/04/2021. A família 111 RJ GE do Ar e a União dos Escoteiros Brasil Região Rio de Janeiro se solidarizam com os familiares e amigos da nossa querida chefe. Temos a certeza de que ela foi recebida com muitos sorrisos no plano divino, da mesma forma com que ela os distribuia à todos que estavam ao seu redor.

Chefe Noelza, obrigada por toda sua dedicação e carinho ao 111 RJ GE do Ar, por ter sido nossa mãezona, durante o tempo que estivemos juntos, saiba que jamais te esqueceremos e que nossa família está dando todo o suporte para o Taquinho, jamais o abandonaremos.

“Não é mais que um até logo, não é mais que um breve adeus. Bem cedo junto ao fogo, tornaremos a nos ver”

É com imenso pesar que a Região Escoteira do Rio de Janeiro comunica o retorno ao grande acampamento de Jorge Luiz Pinheiro Ferreira no dia 05/04/2021 por Covid-19. Jorge atualmente era membro do 01 RJ GE João Ribeiro dos Santos, porém fez muita história no 82 GE Marechal Castelo Branco.

Jorge foi um membro bastante participativo das atividades, realizou sua Promessa no dia 28/04/1974 e desde que ingressou no Movimento participou de cursos e diversos eventos.

É uma grande perda para o Movimento Escoteiro, Jorge sempre será lembrado em nossas atividades.

Retornou ao Grande Acampamento no dia 02 abril de 2021, Margareth Magalhães Costa e Silva por problemas no coração. Margareth era membro do 33 RJ GE do Ar Padre Vermin e atuava como Rikki-Tikki-Tavi na Alcateia grupo. Seu primeiro registro foi em 2018, mãe da Escoteira Melissa membro do mesmo grupo.

Margareth, obrigada por sua dedicação e carinho por todos os membros do 33 RJ GE do Ar. Diante desta perda irreparável nos solidarizamos com toda família e amigos rogando conforto espiritual a todos.

“Não é mais que um até logo, não é mais que um breve adeus. Bem cedo junto ao fogo, tornaremos a nos ver”

Retornou ao Grande Acampamento no dia 30 de março, a chefe Christiane Klein vítima de COVID19. A chefe era membro do 90 RJ GE do Mar SO Amélio Azevedo Marques e era responsável pela confecção dos uniformes nos últimos 5 anos.

Que Bons Ventos as levem ao do Grande Acampamento, e que sejam recebidas por Deus e Baden Powell.
A elas nosso Grato, grato, gratíssimo!!!
Sempre Alerta e Bons Ventos!

É com imenso pesar que a União dos Escoteiros Brasil região Rio de Janeiro informa que nosso grande amigo BENARIO FERNANDES DA SILVA, membro do 16 RJ GE Anhangá, retornou ao grande acampamento no dia 02 de Fevereiro de 2021.

Benário era formado em economia pela UERJ, ingressou no Movimento Escoteiro em 1995 quando trouxe seu filho para o ramo Lobinho e desde então foi um grande colaborador do grupo, participou de várias diretorias, como Diretor Administrativo e como Diretor de Patrimônio quando colocou em dia o patrimônio do grupo.

Recebeu a medalha de gratidão de bronze em 2010, fez a IM de Dirigente institucional e depois a IM de dirigente de formação. É uma enorme perda para o escotismo da nossa cidade, será sempre lembrado em nossas atividades.

É com imenso pesar que a Região Escoteira do Rio de Janeiro comunica o retorno ao grande acampamento do nosso irmão escoteiro GUILHERME REICHWALD nesta noite de 29 de dezembro, mesmo dia em que completou 56 anos de casado com sua inseparável esposa Maria José. Foi o fim de uma corajosa luta de mais de 50 dias de internação.

Expressamos nosso pesar para toda sua família e aos companheiros do 57Grupo Escoteiro do Ar Capitão Lemos Cunha, que contava com sua valiosa colaboração.

Guilherme foi membro juvenil e reingressou no escotismo em 1979, deixando uma história de desprendimento, alegria, dedicação e amor incondicional pelo Movimento.
Nestas décadas, contribuiu diretamente para a fundação de vários Grupos Escoteiros, além de ter ocupado diversos cargos e assumido várias funções.

Foi membro do Conselho Nacional de Representantes, integrou delegações brasileiras em diversas atividades em outros países, foi Presidente da Comissão Fiscal Regional (1983-1986), Comissário Regional Adjunto (1986-1987), Membro do Conselho de Administração Nacional (1994-1996), Vice-Presidente Regional (1995-2003 e 2007-2009) e Membro fundador do Centro Cultural do Movimento Escoteiro.

Como diretor do Campo Escoteiro de Magé, notabilizou-se pela reforma completa das instalações, incluindo expansão das facilidades e serviços, regularização fundiária e manutenção impecável. Para tanto, serviu-se até mesmo de recursos próprios para que as obras acontecessem.

Com justiça, a União dos Escoteiros do Brasil, agradecida, concedeu-lhe as medalhas de Bons Serviços no Grau Ouro, a Medalha de Gratidão Ouro e a Cruz de São Jorge. Atuava não apenas no escotismo. Também era membro ativo da Igreja Luterana, onde por muitos anos foi presidente da Paróquia, Conselheiro Sinodal entre outros cargos. Nas palavras da Paróquia Norte do Rio de Janeiro, “Guilherme foi uma pessoa muito atuante e incentivador na Comunidade. Dedicou seus dons, seu  tempo e seus  bens a serviço do Reino de Deus”.

Aos 85 anos, Guilherme completou sua missão e retornou ao Grande Acampamento, deixando importante legado. A ele se aplica à perfeição o versículo escrito em 2 Timóteo 4:7: “Combateu o bom combate, acabou a carreira, guardou a fé”. Que descanse em paz na certeza de que Deus há de confortar sua família.

Texto de Mauricio Moutinho.

Memorial Maria Aparecida Manoel

Retornou para o Grande Acampamento no dia 29/12/20220 a nossa querida chefe e colaboradora Maria Aparecida Manoel – A chefe Cida, como era conhecida no 22 RJ GE São Judas Tadeu de Volta Redonda.

Nascida em 09/05/1970 e ingressando no movimento escoteiro em 2013, Chefe Cida contribuiu ativamente com a formação educacional de vários jovens no grupo escoteiro. Era uma escoteira nata, por um bom tempo, também foi voluntária da Cruz Vermelha, trabalhando em diversas campanhas e grupos de trabalhos na instituição.

Era artesã e se dedicava intensamente à profissão, além da família. A Região Rio e o 22 RJ GE São Judas Tadeu agradece por todos os serviços prestados dizendo “Obrigado por tudo, chefe Cida! Que tenha um bom retorno ao Grande Acampamento.”

Memorial Luiz Gonzaga Chehab

Retornou ao Grande Acampamento na tarde desta segunda-feira, 28 de dezembro de 2020, aos 77 anos, o chefe LUIZ GONZAGA CHEHAB, conhecido carinhosamente como Chehab pai, um amante e entusiasta do radioescotismo em nossa Região Escoteira.

Chehab iniciou no movimento escoteiro cedo, mergulhador por profissão, foi de uma família que participou quase toda do movimento escoteiro em Niterói. Foi chefe no 4 RJ GE do Mar Gaviões do Mar, no 7 RJ GE do Mar Benevenuto Cellini, no 8 RJ GE São Francisco de Assis e seus últimos registros foram como membro do 73 RJ GE Rei de Salem, também de Niterói, além de Coordenador Distrital de Niterói, ocasião em que ajudou a reativar o 49 RJ GE Professor João Brasil.

Chehab sempre colaborou com o escotismo é ultimamente participava dos eventos de antigos escoteiros de Niterói nos últimos anos. Deixa filhos e netos, todos Escoteiros do Mar além de um número de discípulos do radioescotismo.

E assim, se foi para o grande acampamento!

A União dos Escoteiros do Brasil – Região Rio de Janeiro (UEB/RJ) comunica com profundo pesar o falecimento da Escotista Cristiane Machado Viana do 95 RJ GE José Passos de Souza Junior.

Chefe Cris, Cristiane, Kaa pra nós das Alcateias do 95.
Presente aonde precisassem dela.
Uma amiga cheia de ideias e opiniões fortes, muito atuante na parte educacional e pedagógica no movimento escoteiro macaense.
Sempre com sua natureza materna que é tão valorosa para o nosso movimento.

A UEB/RJ agradece a sua dedicação à causa da educação de crianças e jovens, e presta condolências à sua família.

Retornou ao “Grande Acampamento” no dia 09 de Novembro de 2020, Paula Pereira Almeida.

Nascida em 14/03/1983

Falecida em 09/11/2020, aos 37 anos de idade.

Paulinha como sempre foi chamada carinhosamente, ingressou no Movimento Escoteiro desde 1994 atuando desde a tropa Escoteira, até a chefia e atualmente participava do 51 GEAr 14 Bis.

Sua alegria peculiar, seu jeito sempre alegre e extrovertido marcas que junto ao trabalho incansavelmente em prol do Movimento, ficará para sempre em nossa memória.

Uma grande perda para o Escotismo, especialmente na cidade do Rio de Janeiro e por que não, de nosso Estado do RJ.

Semíramis Nunes da Costa.

Nascida em 08.05.38

Falecida em 12.10.20, aos 82 anos de idade.

Advogada, com extraordinária eficiência profissional, no atendimento a diversos Policiais Militares, do 12 BPM, em Niterói, onde até hoje funciona o Grupo Escoteiro e, que por sua personalidade forte e excelente acolhida dos vários comandantes daquele Batalhão, manteve o bom relacionamento entre o Estado e o Escotismo, gozando de grande prestígio.

Esteve a frente do Grupo Escoteiro, como Diretora Presidente da Comissão Executiva do GE, em dois mandatos: 1985 a 1989.

Uma grande perda para o Escotismo de nossa cidade de Niterói e por que não, de nosso Estado do RJ.

ATRAVESSOU O GRANDE OCEANO o ex escoteiro do 10ºGrupo, CÉCIL THIRÉ. Contemporâneo de juventude e adolescência do chefe Zé Lula, foi membro do grupo entre as décadas de 40 e 50. Pegou o tempo da sede na BOR (Base Oeste Rio) e tendo forjado seu temperamento nas fileiras do 10º foi muito dedicado às atividades, possuindo o que todos nós possuímos no Décimo: forca, coragem e valor. Um ator famoso, reconhecido pelo seu trabalho, pai de família, certamente aplicou na vida os valores assimilados no forte escotismo vivido naquela época do chefe Gelmirez.

Com profundo pesar compartilhamos a despedida da nossa amiga Nathally da Silva Oliveira, Entrou no movimento escoteiro nova ainda menina. Escoteira, participou de várias atividades. Sorriso solto acanhado. Não perdia um momento que pudesse oferecer ou receber um carinho. Amadurecendo virou Guia, Sempre querendo se juntar. Não se aquietava enquanto não se superasse Por um certo tempo a vida exigiu sua atenção.

Contudo, em seu coração, já residia o carinho fraternal. Boas lembranças a trouxe de volta. Ajudando com as tropas, chefe escoteira ela veio a ser. Mesmo com todos dilemas da vida foi seguindo com o brilho no seu olhar. Manteve firme, mesmo quando o grupo estava para acabar. Menina tranquila. doce e atenciosa. Gostava de plantar, não tolerava injustiças. Nathally foi uma escoteira, cordial com os mais novos e com os mais velhos.

Nos despedimos sabendo que a vida é frágil. É como respirar e muitas vezes ainda temos que forçar. No mundo, muitas coisas para compreender ou ser compreendida, mas não será por isso que apagaremos o seu carinhoso olhar.

Queremos lembrar de você Nathaly, como a escoteira maravilhosa que foi. Lembraremos dos seus olhos brilhantes por aventuras e do seu coração bom e afetuoso.

Lembraremos e continuaremos cantando em nossos acampamentos… “não é mais que um até logo, não é mais que um breve adeus…..”

Conhecido por todos como, Zé ou China. Nascido em Barra Mansa em 28/07/1960, completaria sessenta anos na terça dia 28 de julho próximo. Casado com Maria Aparecida da Costa Almeida, deixa uma filha Lúcia Martins, irmãos e netos. Ingressou no Movimento Escoteiro com 12 anos de idade em 1972 no Grupo Escoteiro Duque de Caxias no bairro Cotiara-BM onde residia na época. Participou de outros Grupos Escoteiros como o 22°Grupo Escoteiro São Judas Tadeu-VR, 100° Grupo Escoteiro David Livingstone-VR, 70° Grupo Escoteiro Nossa Senhora da Conceição-VR. É o fundador e Presidente do 58° Grupo Escoteiro Barra Mansa. Atuou com várias funções no Movimento Escoteiro, como: Coordenador Distrital, do Sul Fluminense, Assistente Distrital por inúmeras vezes, Radioamador Escoteiro-PU1PVC, Sub. Chefe de Grupo, Chefe de Tropa Escoteira no qual se destacava, Assistente de Tropa Sênior, Assistente de Alcateia, Mestre Pioneiro. Coordenou inúmeras eventos, campanhas e atividades. Teve uma expressiva atuação na comunidade de Volta Redonda e Barra Mansa ajudando entidades e associações de moradores. Era o Presidente da Conferência são Vicente de Pulo em Barra Mansa e Coordenador da ECAFO, vicentino muito atuante. Homem integro, de família, respeitador, alegre, simples, humilde, honesto, trabalhador, com 100% de sua vida totalmente dedicado ao Movimento Escoteiro pregando por onde passava a união de todos. Participou de vários cursos de Formação Escoteira, entre eles, a conquista da Insígnia de Dirigente Escoteiro. Foi homenageado e condecorado com a Medalha de Bons Serviços e a Medalha de Gratidão pelos serviços prestados. Recebeu o Título de Cidadão Volta-redondense, atuou inúmeras vezes como voluntário da Cruz Vermelha Brasileira. Coordenou centenas de reuniões, atividades e eventos escoteiros, participou de outras centenas de atividades organizadas a nível de Grupos Escoteiros, Distrital, Regional, Nacional e Mundial, sempre preocupado com a formação de crianças e adolescentes. Deixa um legado imensurável, uma grande história, uma herança de honra e bons exemplos para as vidas de muitos jovens e adultos. Um ícone na história do Escotismo do Sul Fluminense. O Escotismo do Sul Fluminense não será o mesmo sem a presença deste exemplar Chefe Escoteiro, Amigo e Irmão. O que ficará e a lembrança deste grande camarada. Sempre Alerta para Servir meu Amigo e Irmão Chefe José Carlos de Almeida. Que Deus o tenha, hoje, amanhã e sempre.

É com pesar que comunicamos o falecimento do Chefe Joevaldo Luiz, ou como era mais conhecido, ‘Chefe Luiz”. Que retornou ao Grande Acampamento no último dia 14/06/2020.

Joevaldo Luiz era Diretor de Métodos Educativos e Chefe da Tropa Sênior Kyrius do 133° Grupo de Escoteiros do Ar John Wesley e Pastor da Igreja Metodista Wesleyana, instituição apoiadora do Grupo Escoteiro.

Pessoa humilde, o “Chefe Luiz”, sempre foi muito ativo nas atividades e fazia o que mais gostava, estar com os jovens e ajudar o Movimento Escoteiro.

Foi membro juvenil porém se afastou, voltando como adulto para ajudar o 133° GEAr John Wesley.

Apaixonado pelo escotismo, jamais perdeu o seu espírito jovem.

Trabalhando incansavelmente sempre em prol da juventude e de sua evolução.

É com pesar que informamos que o Chefe Aldenir Lopes, conhecido no rádio como Alpa Luiz, retornou ao “Grande Acampamento” ontem,dia 19/05, na cidade de Niterói.
Aldenir era um jornalista experiente tendo passado pelos tradicionais jornais cariocas “Correio da Manhã” e “Última Hora”.

Alpa Luiz, como Aldenir era conhecido em rádio, trabalhou na “Rádio Roquete Pinto” , atual “94FM”, atuou em diversas funções tendo inclusive sido supervisor da emissora.

No Movimento Escoteiro passou pelo 11° G.E. RJ Siqueira Campos e 75° GEAr. RJ Baden – Powell.
Aldenir também teve grande atuação Regional onde foi da área de Relações Públicas da UEB da Guanabara nos anos 60 e 70.

Como Relações Públicas Regional, Aldenir fechou parceria com o “Correio da Manhã”, onde o jornal cobria e apoiava todas as atividades Escoteiras no Rio de Janeiro.
Aldenir implementou muitas atividades Escoteiras que marcaram a Região nas Décadas de 60 e 70, como o “Concurso de Canções Escoteiras”, um acampamento padrão montado na Cinelândia e uma grande exposição sobre o Escotismo durante a Semana Escoteira .

 

Retornou ao “Grande Acampamento” nesse dia 23 de Abril, o Chefe Luiz Paulo Carneiro Maia.

Nascido no Rio de Janeiro, Luiz Paulo foi Professor e Psicólogo. Ele ingressou no Escotismo como Lobinho em 1954 e foi Chefe de Grupo (o equivalente a Diretor-Presidente) do 1° G.E. RJ João Ribeiro dos Santos e do 76° G.E. RJ N.Sra. de Medianeira. O Chefe Luiz Paulo ministrou e participou dos mais diversos Cursos Escoteiros e foi um membro atuante no Escotismo, tanto no Brasil como no exterior. Destacou-se também como na formação de adultos, sendo responsável pelos primeiros cursos avançados na Região.

Credita-se ao chefe Luiz Paulo a iniciativa da primeira experiência de Coeducação no Escotismo Brasileiro, quando era Comissário Nacional de Programa da UEB em 1978. Devido ao seu grande Valor, a União dos Escoteiros do Brasil o outorgou a maior condecoração Escoteira, o Tapir de Prata, no ano de 2005.

 

 

O Escotista Carlos Alberto Nunes de Carvalho retornou ao Grande Acampamento.

O Escotista, do 45 RJ Grupo Escoteiro Major PM Manoel dos Santos Portugal, fez a promessa escoteira em 16/07/2016.  Entrou para o grupo com a sua esposa para levar seu filho como lobinho. Tornou-se Mestre Pioneiro junto com a esposa Janaína fazendo um trabalho brilhante e conseguindo para o 45 RJ GE a primeira Insígnia de B.P. a uma pioneira. Sempre ativo no grupo e na região, mesmo com a sua limitação pulmonar, chegou a ser diretor de métodos educativos no grupo. Foi um grande chefe escoteiro.

 

 

O irmão escoteiro, chefe GLAUBER SOARES DE LIMA, retornou ao grande acampamento na tarde do domingo 29 de março de 2020, em Saquarema. Escoteiro desde 1981 tinha o estilo técnico ‘das antigas’ para as atividades e era um grande animador de Fogos de Conselho. Membro do 73 RJ GE Rei de Salém foi escoteiro do famoso chefe Vitorino Tavares Silva Neto. Foi diretor dos Cursos Básicos de Montanhismo do CCME e recentemente participava do 155 RJ GE São Pedro da Aldeia com seu filho, o lobinho João e a esposa Isabel. Bombeiro Militar por profissão, foi o primeiro a chegar no local para prestar socorro às vítimas pois morava lá mesmo, foi um dos heróis durante os desastres do Morro do Bumba em Niterói, ocasião em que atuou por 5 dias e noites sem dormir coordenando os escoteiros chamados por ele para ajudar nos resgates às vítimas da calamidade exatamente no local e também na contenção dos populares para não adentrarem a área de risco, logo nas primeiras noites. Vinha mantendo o Sítio do Chefe, em Saquarema, onde além de oferecer uma estrutura para as atividades, colaborava com a instrução dos Grupos e chefes que lá iam acampar. Atuou por muitos anos na Equipe Regional de Formação e chegou a ser Coordenador do Distrito de Niterói. Na última eleição regional dos escoteiros do Rio de Janeiro, foi um dos candidato a Diretor Técnico numa das chapas.

É com imenso pesar que a União dos Escoteiros Brasil região Rio de Janeiro informa que nosso grande amigo GINO PAULO DE SOUZA, membro do 16 RJ GE Anhangá, retornou ao grande acampamento no dia 06 de março de 2020.

Gino ingressou no Movimento Escoteiro em 1981 como voluntário adulto, atuando como assistente de tropa Escoteira. Realizou sua promessa em 10/01/1982 e foi chefe da tropa sênior por muitos anos. Por impedimentos teve que se afastar do Movimento, retornando em 2006 no mesmo grupo.

Sempre foi muito ativo no grupo, colaborando com todas as atividades realizadas, em 2016 iniciou sua participação como Dirigente nunca deixando a tropa Sênior, atualmente era Diretor do grupo.

Recebeu a medalha de gratidão bronze em 2012, medalha de bons serviços de 20 anos em 2019, fez básico de Dirigente em 2011 e parte I e II da IM em 2013. Sempre será lembrado em nossas atividades.

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens