There is no slider selected or the slider was deleted.



Retrospectiva dos melhores momentos 2022

17 de dezembro de 2022

Enfrentando mais um ano desafiador, após dois anos de pandemia do coronavírus, a Região Rio manteve seu compromisso com a formação continuada aos seus associados, atividades regionais e ações para dentro e fora do Movimento Escoteiro. Veja abaixo o caminho até aqui. 

Promoveu ao longo de 2022 o desenvolvimento de cursos presenciais para aprimoramento de habilidades relacionadas ao escotismo;

 

Os conteúdos e abordagens buscaram oportunizar o cuidado e reconhecimento necessário a todos que se dedicam ao Movimento Escoteiro.

  • Curso Intermediario: Todas as linhas e Ramos contemplados
  • Curso Preliminar: Todos os distritos do estado do Rio atendidos

 

Muitas novidades e diferentes temáticam foram abordadas nos Cursos Técnicos, como: Curso de Comida Mateia, Curso de Inclusão e Acessibilidade, Curso de Técnicas de Acampamento, Técnicas de Jornadas…..

Mais de 680 voluntários capacitados em 2022!

A Região Rio definitivamente realizou ações incríveis:

 

As Unidades Escoteiras foram homenageadas em solenidados devido suas contribuições para as juventudes locais, por meio do escotismo, em diversas cidades do estado do Rio.

Participamos da Agenda 2030, a conferência de diálogos e ações coletivas para o futuro, e mostramos aos participantes o que estamos fazendo para criar um mundo melhor 

Estreamos o filme com temática escoteira e abordagem sustentável. A Região Rio esteve envolvida nos processos de consultoria, produção, filmagens da obra, além de jovens e voluntários que participaram como figurantes e personagens de apoio.

Plantamos 2.000 mudas em mananciais nos municípios de Macacu e Queimados em parceria com a CEDAE.

Coletamos mais de 330 quilos de resíduos no Dia Mundial da Limpeza da Terra com diversas ações de sustentabilidade.

Atuamos em ações sociais, mobilizamos recursos financeiros e voluntários engajaram por pessoas e localidades que mais necessitavam.

Renovamos e firmamos novas parcerias culturais para os associados. Com direito a visita em Zoológico, AquaRio, Museus e muito mais…!

Reinauguramos a estátua “O Escoteiro” monumento importante para os jovens e adultos da Região Rio no Aterro do Flamengo.

Os Espaços Escoteiros (Campo Escola Magé, Chalé Itatiaia, Escritório Regional e Sala de Niterói) estão de cara nova! Com o intuito de receber com carinho os nossos associados.

2022 foi marcado por diversos eventos que reuniram mais de 4.800 mil escotistas e jovens em atividades regionais para aprimorar a prática escoteira. 

Foram mais de 20 atividades que atenderam o programa educativo de todos os Ramos!

Os destaque é o nosso Grande Jogo Regional! A atividade tradicional da Região Rio, o momento de termos as patrulhas correndo as bases de técnicas escoteiras, que reuniu mais de 2.500 participantes. 

Saudades que fala, né?

Tivemos ainda o Grande Jogo Naval, Reunião de Gilwell, AcampRio, Encontro de Velhos Lobos….que foram sucessos absolutos.

Reunimos jovens de todas as modalidades e Ramos em atividades como Aventura Escoteira, Torneio Sênior, JOGAR, Encontrinho de Jovens Líderes….& muito mais!

Além disso, estreitamos as relações com outras instituições que compartilham da nossa visão de educação e sustentabilidade.

 

Ano movimentado por aqui, certo? Nada disso seria possível sem o comprometimento e a participação de escotistas e da juventude que perseveraram junto com a Região Escoteira do Rio de Janeiro.

 

2023 está próximo! Confira abaixo os calendários do ano que vem:

 

Calendário de atividades

Calendário de eventos

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens