Campo Escoteiro Geraldo Hugo Nunes
- Home
- Quem somos
- Campo Escoteiro Geraldo Hugo Nunes
O nosso Gilwell Park
Assim como o lendário campo de Gilwell Park é fundamental para os escoteiros ingleses, o Campo Escoteiro Chefe Geraldo Hugo Nunes, mais conhecido como Campo de Magé, é um local da maior importância para os Escoteiros do Rio de Janeiro. Ali realizamos a maioria dos Cursos de Formação e, tal como Gilwell, é um espaço apropriado para acampamentos e outras atividades escoteiras.
É famosa a alusão, por quem já visitou Gilwell Park, à beleza de seus imponentes carvalhos. Nosso campo também possui uma árvore de referência, localizada na arena central exatamente em frente ao pórtico. Um belo angelim (Andira anthelmia) se destaca das demais por seu porte e fronde avantajada, cuja floração ocorre no mês de julho, mas que muitas vezes se repete no mês de janeiro.
Se olharmos do céu, o campo se assemelha à lâmina larga de uma adaga ligeiramente recurva. É uma fatia de Mata Atlântica antes ligada à floresta que recobre o maciço da Serra dos Órgãos.
Confira a agenda de reservas do Campo Escola
Sede
Nossa casa sede é uma área construída, de aproximadamente 360 m². Nela contamos com:
- Salão fechado;
- Banheiros;
- Dormitório com 20 leitos;
- Cozinha ampla com geladeiras e fogão industrial;
- Disponibilidade de água em abundância;
- Ampla área coberta e arejada para concentrações ou refeitório, com mesas, bancos e balcão;
- Centro de convivência com churrasqueira, bancada, pia e fogão a lenha, além de mesas e bancos em concreto;
- Estacionamento.
Campo I
O Campo I é para quem quer estar mais perto da natureza em uma barraca. O campo possui:
- 7 clareiras para acampamentos de patrulhas ou equipes;
- 1 clareira para Fogo de Conselho;
- Ampla área gramada para concentrações e jogos;
- Banheiros masculino e feminino;
- 2 lavatórios para limpeza de material de campismo;
- Estacionamento.
Campo II
É o nome dado a uma área incorporada ao Campo Escoteiro original, bastante apropriada para acampamentos, com um amplo gramado de onde se avista ao fundo uma bela paisagem do maciço da Serra dos Órgãos. Entre outras formações rochosas, pode-se identificar o Nariz do Frade, o Dedo de Deus, a Pedra do Sino e a Itacolomi, que deram nome às patrulhas seniores oficiais dos nossos Cursos de Formação.
No Campo II há uma pequena casa com sala, dois quartos, cozinha e banheiros masculino e feminino. O imóvel pode servir como unidade de apoio para acampamentos ou outras atividades escoteiras e também tem sido usado por pesquisadores e alunos de várias universidades que fazem, do campo, sua área de estudos e pesquisas de flora e fauna.
Acesso ao local:
“Tudo o que se fizer pelo Campo Escoteiro Magé sempre será pouco, uma vez que é nele que está assegurada a certeza de que as futuras gerações dos escoteiros terão sempre um lugar próprio para praticarem as técnicas do nosso movimento.”
Geraldo Hugo Nunes
