Ramo Lobinho

Entre os 6,5 e os 10 anos, somos lobinhos. Aprendemos muito sobre a vida em meio à natureza, a viver em grupo e desenvolvemos nossa socialização. “O Livro da Jângal”, que retrata as aventuras de Mowgli, o menino lobo, é o marco simbólico que inspira a organização do Ramo Lobinho.

Juntos, formamos uma alcateia, que é dividida em pequenos grupos chamados matilhas. Cada matilha tem de quatro a seis lobinhos, entre meninos e meninas, com os quais compartilhamos as atividades durante todo o período em que ficamos nesse Ramo.

Com esses amigos, fazemos jogos, brincadeiras, vivemos aventuras, aprendemos sobre a importância da boa ação diária e ainda somos incentivados a fazer sempre o nosso Melhor Possível, que é o lema dos Lobinhos e Lobinhas.

Temos nossa própria lei, a Lei do Lobinho, que traz cinco artigos:

–  O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos;

–  O Lobinho pensa primeiro no outros;

–  O Lobinho abre os olhos e os ouvidos;

–  O lobinho é limpo e está sempre alegre;

–  O Lobinho diz sempre a verdade.

Antes que possamos completar 11 anos somos encaminhados para o Ramo Escoteiro. Nesse período, é feita uma Cerimônia de Passagem, para que possamos nos despedir da alcateia.


Ramo Escoteiro

Entre os 11 e 14 anos fazemos parte do Ramo Escoteiro – somos patrulhas de 5 a 8 jovens, de meninos e meninas, que juntas formam uma tropa. Aqui, além de trabalhar em equipe e entender a importância de respeitar a natureza, aprendemos diversas coisas que nos deixam mais confiantes e decididos.

Cada patrulha tem seu próprio bastão e bandeirola, onde gravamos lembranças marcantes das nossas experiências juntos, assim como o livro de patrulha, que tem todas as informações sobre os membros e fotografias das nossas ações. Elegemos um monitor, que age como um líder dentro de nosso grupo, e desenvolvemos algumas atividades por conta própria, como ir ao campo, ao cinema, jogar algum jogo, etc.

Atividades como acampamentos e excursões fazem parte da nossa vivência no Ramo Escoteiro, sempre com a orientação de adultos. Com nosso lema “Sempre Alerta”, estamos interessados em explorar novos territórios, conhecer coisas novas, sempre com o nosso grupo de amigos.

Antes de completar 15 anos, passamos por um período de transição em que nos adaptamos à realidade do Ramo Sênior, e nos despedimos da tropa escoteira com a Cerimônia de Passagem.

Ramo Sênior

O Ramo Sênior é formado por jovens com idade entre 15 e 17 anos. Nós já nos conhecemos melhor, aceitamos nossas características e as diferenças de um jeito mais simples, e estamos entendendo melhor nossa própria personalidade. Aqui a exploração se converte em desafios pessoais e somos estimulados a superar estes desafios.

Nossas atividades nos desafiam e nos encorajam a superar dificuldades, seja escalando montanhas, navegando, conhecendo novas tecnologias, acampando por vários dias, fazendo trilhas, aprendendo novas habilidades e muitas outras coisas.

Como diz nosso lema, estamos Sempre Alerta a tudo que acontece ao nosso redor. Temos nossa patrulha, um grupo de amigos que vivenciam conosco experiências inesquecíveis e nos apoiam nos momentos de dificuldades.

A partir do momento que completamos 17 anos, e no máximo antes dos 18, precisamos nos despedir da tropa sênior e partir para o Ramo Pioneiro, após uma Cerimônia de Passagem.


Ramo Pioneiro

A partir dos 18 anos, e até os 21 incompletos, integramos o Ramo Pioneiro. Nossa equipe forma o clã, e é onde nos apoiamos e descobrimos interesses em comum. Levamos a sério nosso lema “Servir”, já que vivemos uma aventura que não é mais simbólica ou imaginária, pois experimentamos o papel real do adulto por meio do serviço e das atividades de desenvolvimento comunitário.
O cotidiano no clã nos dá bastante liberdade, mas já estamos cientes da responsabilidade que isso traz – somos nós que organizamos nossas próprias atividades. Esse é o período em que entramos na vida adulta, e estamos concluindo a formação de nossos valores e princípios.
Mesmo estando no clã, já podemos participar como adultos voluntários em outros Ramos atuar ativamente em nossas comunidades. Prestes a completar 21 anos, é chegada a hora de encerrar nossa caminhada como jovem no Movimento Escoteiro. A Cerimônia de Partida marca essa etapa, que pode ser seguida pela vida escoteira no papel de voluntário, como escotista ou dirigente.

Salas Distritais Ramo Pioneiro RJ | Solicitação de acesso

Agora os Escotistas do Ramo Pioneiro tem um canal para envio das ações e projetos realizados pelos Clãs da Região Rio de Janeiro através das salas Distritais disponibilizadas na plataforma do Google Classroom.

OBJETIVO:
Através deste formulário os Escotistas do Ramo Pioneiro de cada UEL da Região do Rio de Janeiro, atuantes em um ou mais Clãs, poderão cadastrar-se para terem acesso a sala do Ramo Pioneiro – separadas por Distrito – a fim de que a mesma possa conter os registros das ações e/ou projetos já executadas por todos os grupos da região com o objetivo de inspirar, não só os pioneiros e mestres que fazem parte do distrito, mas também a própria coordenação do Ramo no Rio de Janeiro que poderá ter acesso direto aos relatórios das ações verificando, assim, cases de sucesso de uma forma uniforme.

A visualização dos dados inseridos será por distrito, ou seja, se você faz parte do distrito X, todos os grupos pertencentes ao Distrito X, além da Coordenação do Ramo da Região RJ, poderão visualizar as informações enviadas possibilitando, dessa forma, insigths, inspirações, fortalecimento e alinhamento distrital. As informações não serão compartilhadas, a princípio, entre distritos. Dessa forma, o distrito Y não verá as ações inseridas do distrito X, por exemplo.

Importante! As salas distritais do classroom são para acesso da mestria de cada Unidade Escoteira. Somente a mestria terá permissão para entrar e compartilhar arquivos. Então, alerte a mestria de sua Unidade para ele solicitar o acesso.

Acesse o link para saber as regras e como solicitar acesso: Solicitação de acesso a Sala Distrital

Veja também: 

Como fazer parte do Movimento Escoteiro


Faça Parte do Movimento

Conheça o Movimento Escoteiro


Quem somos

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens