A Coordenação Regional de Memória Institucional foi criada com o principio de manter a história do escotismo do Rio de Janeiro viva. Por meio de seus projetos e ações reuni material visual e textual que juntos contam a história de personalidades do escotismo, Unidades Escoteiras e de nossa Região. 

Caso tenha uma história ou material histórico referente ao escotismo fluminense entre em contato que a equipe estará feliz em conhecer.

Entre em contato pelo e-mail:  memoriainstitucional@escoteirosrj.org.br. 

Equipe da Memória Institucional

Flávia Moraes Barbosa
Gabriel Andrade Magalhães do Vabo
Giselda Maria Lotsch

Conheça as iniciativas que mantém a história do Movimento Escoteira viva e pulsante na Região Rio. 

Unidades Escoteiras

Conheça a história das Unidades Escoteiras do Rio de Janeiro e seus lenços. 

Os lenços são uma representação das Unidades Escoteiras Locais e parte de nossa história. Todos que foram doados pertencem agora a uma coleção regional que está exposta permanente na Sede Regional.

Com o objetivo de manter a memória das Unidades Escoteiras presente e apresentar a união da Região, além de servir para referências futuras e apresentar sua história.

Projeto Griot

O significado da palavra GRIOT vem do vocabulário franco‑africano, que significa narrador, cantor, cronista e genealogista. São eles que, pela tradição oral, transmitem a história e preservam as tradições de seus povos. Sendo assim, criamos uma web-série com os nossos Griot’s que compartilharam suas histórias e vivências no Movimento Escoteiro.

Os integrantes dessa web-série são formadores de um lugar de escuta e aprendizado a partir da experiência. Com o objetivo de manter a memória dos Grupos Escoteiros presente e apresentar a união da Região, além de servir para referências futuras.

Conheça os Griots

Alaildo Durval Moreira
16 RJ GE Anhangá
Fernando Lima Barros Chaves
8 RJ GE São Francisco de Assis
Flávio Campello Ribeiro
40 RJ GE Anchieta
Franklin de Almeida Lima
49 RJ GE Professor João Brazil
Lucia Cordeiro de Mello
75 RJ GE do Ar Baden-Powell

Os membros do GRIOT tiveram seu primeiro encontro oficial em março de 2022. Na data todos foram homenageados, sendo os primeiros membros do projeto pioneiro. Veja como foi nas fotos:

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens