There is no slider selected or the slider was deleted.



Participe da Reinauguração da estátua “O Escoteiro”

19 de setembro de 2022

A União dos Escoteiros do Brasil- Região Rio de Janeiro convida todos os associados, parceiros e entusiastas do escotismo a participarem da reinauguração da ilustre estátua “O Escoteiro”. O monumento ficava na Praça do Russel, na Glória, Zona Sul do Rio.

O local era conhecida popularmente como Praça dos Escoteiros, pois lá eram realizados nossos jogos anuais. Depois, em meados dos anos 1960, com a expansão do Aterro do Flamengo, os eventos passaram a serem realizados no novo local. 

Esse momento será muito importante para a Região Escoteira do Rio, pois a imagem foi roubada em 2019. Na época, o Centro Cultural do Movimento Escoteiro em união com a Região Rio, formaram uma corrente de mobilização pelo resgate da peça original.

Venda de camisas, mini réplicas da estátua e distintivo foram iniciativas mobilizadas para a restauração. A estátua, que reproduz um menino escoteiro segurando uma bandeira e um chapéu, havia sido um presente de agradecimento de escoteiros chilenos, em 1922, um terremoto de magnitude 8,5 na escala Ritcher atingiu a ex-colônia espanhola nas localidades de Vallenar e Huasco, na região do Atacama.

Os escoteiros brasileiros arrecadaram recursos financeiros para as crianças chilenas vítimas da tragédia. Um ano depois, os escoteiros do Chile retribuíram com o dinheiro para a construção de uma estátua.

Em 2022, o monumento será reinaugurado após o furto, em seu formato original e em novo local, a Cidade das Crianças, no Aterro do Flamengo.

Participe desse marco histórico! 

 

Dia: 24 de setembro, sábado.
Local: Parque das Crianças, Aterro do Flamengo- Rio de Janeiro/RJ
Horário: 9h às 12h.
Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens