There is no slider selected or the slider was deleted.



Escoteiros de Maricá visitam Aldeia Mata Verde Bonita

1 de julho de 2022

 

O 110 RJ GEº do Mar Almirante Macedo Soares, realizou o Mutirão Nacional de Ação Ecológica (MUTECO), iniciativa que promove em sua comunidade atividades de educação ambiental com os jovens e moradores das localidades. A Unidade Escoteira, localizada em Maricá, promoveu a ação na Restinga do município, contudo, na região há a Aldeia Mata Verde Bonita, povoada por indígenas.

A atividade ecológica também contemplou visita aos nativos e, contou com trocas e experiências culturais entre índios curumin e escoteiros, promovendo fraternidade e conhecimento.

Durante a dinâmica, os indígenas apresentaram músicas, danças, a língua tupi-guarani, jogos indígenas, como arco e flecha e pesca, além de conhecerem de perto uma oca. No mais, os lobinhos, escoteiros e dirigentes presentes, compartilharam curiosidades sobre o Movimento Escoteiro para a Aldeia.

Na ocasião houve troca simbólica de caxangás por cocares. Um momento de intercâmbio de tradições.

Logo após, o 110º RJ GE, realizou a limpeza da Restinga de Maricá, com a coleta de bastante material, principalmente, plástico e orgânicos. Por fim, visitaram esculturas feitas com itens que foram descartados no lixo e resíduos retirados do oceano.

 

 

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens