É na Unidade Escoteira que a mágica acontece! Além de todas as possibilidades que se abrem aos olhos das crianças, adolescentes e jovens, eles experimentam a sensação de organizar suas próprias atividades e aprender com isso. A idade mínima é de 6,5 anos, mas não há idade máxima para ingresso no Escotismo. Adultos podem se unir a nós e contribuir para o desenvolvimento dos membros juvenis. No mundo todo, o Escotismo tem o mesmo sistema de valores. Somos guiados pela Lei e Promessa Escoteira, que regem nossas atitudes e nos incentivam a ser ainda melhores com as pessoas, natureza e animais. Nos desenvolvemos em meio à diversão.

Fundamentado em uma proposta educativa própria, o Movimento Escoteiro alcança seu propósito por meio da aplicação do Método Escoteiro e do Projeto Educativo, estimulando as capacidades e interesses da cada jovem. É assim que o Escotismo garante jovens motivados, comprometidos e, mais do que isso, em constante desenvolvimento.

 

As pessoas que pretendemos oferecer à sociedade

Desejamos que os jovens que tenham sido Escoteiros façam o seu melhor possível para ser:

Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico em sua forma de agir, leal, digno de confiança.

Um homem ou uma mulher capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida e o trabalho honrado; alegre, e capaz de partilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da paz, em harmonia com todos os povos.

Um homem ou uma mulher líder a serviço do próximo. Integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar leis, de participar, consciente de seus direitos, sem se descuidar de seus deveres. Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário, empreendedor.

Um homem ou uma mulher amante da natureza e capaz de respeitar sua integridade. Guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de deus e coerente em sua fé. Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.

Encontre uma Unidade Escoteira

 

Agora é só encontrar a Unidade Escoteira mais próximo da sua casa e visitá-la. Você pode ver a lista com todos no link a seguir e fazer contato por telefone e/ou e-mail: Unidades Escoteiras ou ver o mapa ao lado.

As reuniões das Unidades Escoteiras costumam ser aos finais de semana. Os voluntários responsáveis do local poderão informar melhor sobre o procedimento de ingresso, valores etc.

Se houver alguma dúvida, fique à vontade para contatar o Escritório Regional:

Telefone: (21) 2533-9207 

E-mail: secretaria@escoteirosrj.org.br

Como abrir uma Unidade Escoteira

A União dos Escoteiros do Brasil é uma instituição civil filantrópica e de utilidade pública, cujo objetivo é promover a educação dos jovens para a cidadania plena, de caráter, liderança efetiva, com colaboração de adultos voluntários, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de todas as pessoas.

Para quem acredita na juventude, apresentamos abaixo os passos para a criação de um Grupo Escoteiro ou Seção Escoteira Autônoma em sua cidade, bairro ou organização.

Participando do Escotismo, crianças e jovens poderão praticar atividades sadias, relacionadas com seu desenvolvimento pessoal e utilizando o método de autodesenvolvimento que maior sucesso alcançou em todo o mundo.

Já os adultos encontrarão, no Escotismo, meios de servir à comunidade, contribuindo para a educação da juventude. Terão a oportunidade de ampliar sua experiência de vida, fazer novas amizades e participar de uma rede composta por cerca de 40 milhões de jovens e adultos ao redor do mundo.

Veja o arquivo com o passo a passo de como abrir no link: 6 PASSOS PARA ABRIR UM GRUPO ESCOTEIRO

Resumindo são:

  • 1º Passo – Reunião com os interessados
  • 2º Passo – Reunião no Escritório Regional
  • 3º Passo – Solicitando uma palestra para a comunidade
  • 4º Passo – Realizando a palestra e definindo uma Comissão Organizadora –
  • 5º Passo – Solicitando Autorização Provisória e montando a estrutura
  • 6º Passo – Capacitando os adultos, trabalhando com os jovens, fundação do Grupo
 

Os interessados em criar um Grupo Escoteiro ou Seção Escoteira Autônoma devem entrar em contato com o Escritório Regional pelo telefone: (21) 2533- 9207 ou (21) 99192-8929 com Eduardo Alves, responsável pelo Crescimento Regional

e-mail: crescimento@escoteirosrj.org.br

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens