There is no slider selected or the slider was deleted.



Região Rio na Operação K

31 de maio de 2022

A cada quatro anos, escoteiros de todas as partes do mundo reúnem-se para vivenciar uma grande aventura. Organizado pela primeira vez em 1920 por Baden-Powell a fim de promover a Fraternidade Mundial, o Jamboree Mundial Escoteiro tornou possível a integração de meninos e meninas com idades entre 14 e 17 anos e de mais de 160 países diferentes, eliminando fronteiras geográficas, religiosas e culturais.

Desse modo, a Operação-K é um programa que custeia 9 (nove jovens) e um adulto, e cada selecionado recebe uma bolsa e benefícios. O sorteio dos interessados foi realizado pelos Escoteiros do Brasil e dois jovens da Região Rio foram selecionados!

Conheça Raphael Almeida e Rachel Almeida (90 RJ GE), irmãos que, juntos, irão viver essa experiência inesquecível:

Raphael: Já tenho mais de onze anos dentro do Movimento, ingressei no Ramo Lobinho no 49 RJ GE Professor João Brazil, conquistei meu Cruzeiro do Sul e onde iniciei minha jornada no Ramo Escoteiro. Após um tempo, precisei mudar de grupo e fui muito bem acolhido no 90 RJ GE do Mar Sub Oficial Amélio Azevedo Marques, assim, continuo minha jornada no escotismo. Conquistei o distintivo Lis de Ouro e, no Ramo Sênior, o distintivo Escoteiro da Pátria.

Rachel: Eu faço parte há mais ou menos uns sete anos, mas, na realidade  estou desde que eu nasci. Meus irmãos são escoteiros, e sempre acompanhei eles nas atividades, mesmo sem ter a idade para participar. Inciei como lobinha, no 49 RJ GE Professor João Brazil, fui muito bem acolhida no grupo, mas depois de um tempo, precisei mudar de Unidade Escoteira. Entrei no 90 RJ GE do Mar Sub Oficial Amélio Azevedo Marques e foi onde conquistei meu Cruzeiro do Sul e estou em busca do meu Lis de Ouro.

Minha mãe tem quatro filhos, e em um certo momento dessa caminhada, foi quando meu irmão era escoteiro, a minha irmã guia e meu irmão pioneiro. Um em cada ramo escoteiro.

Raphael: Com o objetivo de poder imergir ainda mais nas tradições escoteiras, tanto no Brasil quanto do mundo. E aí eu pensei: Por que não me inscrever?

Rachel: A minha motivação para se inscrever na Operação K foi de alcançar novas experiências, conhecer pessoas do mundo inteiro e poder ganhar mais conhecimento sobre o escotismo e ter a oportunidade de participar de um Jamboree. Seria incrível, algo que eu lembraria para o resto da minha vida.

Raphael: Eu realmente espero que proporcione uma interação entre Movimento Escoteiro e questões culturais, com pessoas de todos os lugares do mundo, fortalecendo a Fraternidade Escoteira.

Rachel: Espero que a Operação K seja incrível, é o momento para me conectar ainda mais com o escotismo. Sei que vou lembrar pelo resto da minha vida, será inesquecível. Espero também que a gente tenha mais conexão com pessoas que participaram do Jamboree anteriores.

Raphael: Eu me sinto muito honrado e orgulhoso, ao mesmo tempo, com uma grande responsabilidade de representar o Brasil, Rio de Janeiro e meu grupo, 90 RJ GE do Mar Sub Oficial Amélio Azevedo Marques, nessa grande atividade. A expectativa é grande.

Rachel: Eu me sinto muito honrada de poder representar o Brasil, o Rio e, principalmente, o 90 RJ GE. Poder trazer histórias e experiências novas para o meu grupo escoteiro será uma sensação incrível. Me sinto muito orgulhosa e feliz!

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens