There is no slider selected or the slider was deleted.



#TBT de Inspiração: Juventude em Movimento no Fórum Regional de Jovens Líderes 2025

8 de maio de 2025

Nos dias 22 e 23 de março de 2025, a juventude escoteira do Rio de Janeiro viveu um fim de semana histórico, marcado pela participação ativa, construção coletiva e muito protagonismo juvenil. Aconteceu, em sessão única no dia 22, a XXVI Sessão Ordinária do Fórum Regional de Jovens Líderes do Rio de Janeiro (FRJL-RJ) — um espaço de diálogo democrático, pautado nos valores do escotismo e na força transformadora da juventude.

O evento foi convocado pelo Núcleo Regional de Jovens Líderes do RJ (NRJL-RJ), conforme prevê o Regulamento Geral da Rede Nacional de Jovens Líderes, e realizado em formato híbrido, com sua modalidade presencial sediada no Museu Naval, no coração do Centro do Rio, e a modalidade online via Google Meet, garantindo acessibilidade mesmo à distância.

O QUE ESTEVE EM PAUTA?

A Ordem do Dia foi extensa e relevante, refletindo o momento de renovação da Rede na Região. Entre os principais pontos deliberados estavam:

– Eleição da Mesa Diretora do Fórum (Presidente, Vice-presidente e Secretário);

– Formação das Comissões de Escrutínio e Assuntos Gerais;

– Apresentação do relatório de atividades do NRJL-RJ desde a última sessão ordinária;

– Deliberação e aprovação da Ata da Sessão Extraordinária de janeiro de 2025;

– Eleição dos novos Coordenadores do NRJL-RJ para o mandato 2025-2027;

– Escolha do tema para o Encontro Regional de Jovens Líderes de 2026 (Encontrinho 2026);

– Eleição dos delegados regionais ao Fórum Nacional de Jovens Líderes (FNJL);

– Encaminhamentos à Assembleia Regional e recomendações ao próximo FNJL, que acontecerá em Brasília entre os dias 1º e 4 de maio.

DEMOCRACIA EM PRÁTICA: ELEIÇÕES E COMISSÕES

As comissões eleitas conduziram com excelência as etapas do Fórum. A Comissão de Escrutínio – formada por Gabriela Brasil Varella (2°GE/RJ), Wladimir Henrique (63°GE/RJ) e Laryssa Ignácio (77°GE/RJ) — garantiu um processo eleitoral ético e transparente. Já a Comissão de Assuntos Gerais, composta por Camilly Vitória (11°GE/RJ), Sophia Machado (33°GE/RJ) e Arthur F.S. Araujo (30°GE/RJ), foi responsável por relatar e organizar os encaminhamentos das propostas debatidas.

A condução dos trabalhos ficou a cargo da Mesa Diretora do Fórum, que teve duas composições ao longo do evento. Inicialmente, a mesa foi presidida por Melissa Magalhães (126ºGEMar/RJ), tendo como Vice-Presidente Matheus Aguiar (1ºGE/RJ) e Secretária Ana Carolina Theodoro (95ºGE/RJ). Posteriormente, a responsabilidade passou para a segunda composição, com Eduardo Barradas (2ºGE/RJ) como Presidente , Agatha Stark (63ºGE/RJ) como Vice-Presidente e Melissa Vitória (77ºGE/RJ) como Secretária.

Na sequência, foi realizada a eleição dos Delegados Titulares e Suplentes que representarão a juventude escoteira do estado em instâncias superiores. Foram eleitos como Delegados Titulares: Sayuri Mizuno (51ºGEMar/RJ) como 1ª Delegada Titular, Victor Hugo (53º GE/RJ) como 2º Delegado Titular e Arthur F.S. Araújo (30ºGE/RJ) como 3º Delegado Titular. Como Suplentes, foram escolhidos: George Xastre (13ºGE/RJ) como 1º Suplente, Matheus Aguiar (1ºGE/RJ) como 2º Suplente e Henry Bernardes (77ºGE/RJ) como 3º Suplente.

Ocorreu a Cerimônia de Posse das novas Facilitadoras NRJL-RJ. Camilly Vitória (11ºGE/RJ) assumiu como Facilitadora de Comunicação, enquanto Melissa Magalhães (126ºGEMar/RJ) tomou posse como Facilitadora de Governança.

A eleição da nova Coordenação do NRJL-RJ (2025–2027) também foi um ponto alto da tarde, marcando uma transição importante, foram eleitas duas jovens, Ana Carolina Theodoro (95ºGE/RJ) e Yasmim Cury da Rocha (11ºGE/RJ).

UM FÓRUM PARA LEMBRAR — E SEGUIR EM FRENTE

A XXVI Sessão Ordinária do FRJL-RJ consolidou a Rede de Jovens Líderes do Rio de Janeiro como um espaço vibrante de construção coletiva, de respeito à diversidade e de fortalecimento do protagonismo juvenil no escotismo. Os jovens não apenas ocuparam o espaço – eles o transformaram.

O NRJL-RJ agradece a cada jovem líder, dirigente, convidado e apoiador que contribuiu para esse momento histórico. Que essa energia continue guiando nossos passos rumo a um escotismo mais participativo, diverso e acolhedor.

Nos vemos no Encontrinho 2025 e no Fórum Nacional de Jovens Líderes, em Brasília! 

Sempre Alerta para Servir!

Para reviver os melhores momentos do evento, acesse o banco de imagens regionais clicando AQUI.

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens