There is no slider selected or the slider was deleted.



Escoteiros do Rio de Janeiro integram mobilização nacional da Insígnia Inovadores de Impacto

10 de setembro de 2025
por Fabrízia Kawase

O Programa “Life Leaders – Habilidades para a Vida” é uma iniciativa global promovida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMMS) em parceria com a World’s Largest Lesson. Seu objetivo é preparar jovens para os desafios do século XXI, desenvolvendo habilidades como criatividade, pensamento crítico, empatia, inteligência emocional e liderança.

No Brasil, o programa é implementado pelos Escoteiros do Brasil e conta com duas frentes principais: o Desafio Inovadores de Impacto e o Desafio Inteligência Emocional em Ação. Ambas as propostas incentivam a atuação direta dos jovens na resolução de problemas reais de suas comunidades, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).

Jovens de 18 a 26 anos são formados como mobilizadores

Entre os dias 1 e 16 de agosto (etapa EAD- Educação a Distância) e 22 a 24 de agosto (etapa presencial, em Curitiba), foi realizado o Treinamento Nacional do Desafio Inovadores de Impacto, voltado exclusivamente para jovens de 18 a 26 anos. A formação reuniu participantes de todas as regiões do país, com o objetivo de capacitá-los como Mobilizadores Regionais e Nacionais.

A Região Escoteira do Rio de Janeiro esteve representada por Fabrízia Kawase, ( 63 GE Potiguara) que agora integra oficialmente o time de Mobilizadores Nacionais do Programa. Esses mobilizadores terão a missão de apoiar a aplicação da metodologia junto aos Grupos Escoteiros, orientando jovens e adultos no desenvolvimento de projetos com impacto social. 

Insígnia Inovadores de Impacto

A Insígnia Inovadores de Impacto é voltada para jovens dos Ramos Sênior e Pioneiro e propõe uma jornada educativa prática, criativa e voltada para a ação comunitária. A proposta é que eles identifiquem problemas reais em suas comunidades e desenvolvam soluções inovadoras, com base nos seguintes Objetivos de

Desenvolvimento Sustentável: ODS 1 – Erradicação da Pobreza; ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. A Insígnia não premia apenas o resultado final, mas todo o processo vivido pelos jovens: da escuta à reflexão, da criação à execução, do erro ao aprendizado.

Etapas do Desafio Inovadores de Impacto

O processo criativo de resolução de problemas no Desafio Inovadores de Impacto é dividido em seis etapas, inspiradas no Design Thinking, uma metodologia reconhecida mundialmente por promover inovação com empatia. Para este desafio, o processo foi adaptado com linguagem acessível e estrutura clara, pensada especialmente para os jovens. Cada etapa exige habilidades e posturas diferentes, incentivando-os a assumirem diferentes papéis ao longo da jornada. Importante: o processo não é linear. Os participantes podem e devem voltar a etapas anteriores sempre que necessário. Dúvidas e redirecionamentos fazem parte do desenvolvimento do projeto.

 

1) Exploração

O que: usar empatia, reflexão, pesquisa e investigação para explorar e se conectar com problemas locais na comunidade. Em seguida, definir uma declaração clara do problema. Como: ser atencioso, sensível, gentil e ético. Pensar em como as coisas fazem você e outras pessoas se sentirem. Ser curioso. Fazer perguntas e ouvir os outros para ver o mundo da perspectiva deles. Se tiver interesse, aprofundar-se para aprender mais.

 

2) Ideação

O que: usar habilidades de pensamento verdadeiramente criativas, sem limites! Criar o máximo de ideias grandes e ousadas possíveis para resolver o problema. 

Como: ser criativo e livre, se divertir, pensar grande, enlouquecer! Não ter medo de dizer algo bobo ou irreal. O importante é usar a imaginação para encontrar novas maneiras de fazer as coisas que podem gerar grande impacto.

 

3) Solução

O que: trocar a criatividade livre pelo pensamento crítico. Testar as melhores ideias e refiná-las para criar uma solução viável. Experimentar e aprender com os outros para identificar problemas e continuar melhorando. Como: ser crítico e minucioso, como um detetive. Se encontrar problemas, ótimo! Eles ajudam a melhorar. Não desistir e, se necessário, voltar ao Estágio 1 para aprender mais ou ao Estágio 2 para gerar novas ideias.          

 

4) Planejamento

O que: planejar o projeto comunitário por completo para torná-lo realidade. Considerar riscos e oportunidades. 

Como: estar preparado! Pensar com antecedência e planejar os passos para o sucesso. Reunir materiais, definir papéis e comunicar-se de forma eficaz para que todos estejam alinhados.

 

5) Execução

O que: levar o projeto para a comunidade e fazer um “piloto”. Testar o projeto, ou parte dele, no mundo real e aprender o máximo possível no processo.

Como: ser uma equipe. Trabalhar juntos, apoiar uns aos outros e não se preocupar se as coisas não saírem como o esperado. Não existe fracasso se houver aprendizado com a experiência.

 

6) Avaliação

O que: dar um passo para trás. Pensar no que funcionou bem, no que foi difícil e em como o processo fez você se sentir para aprender com a experiência. Como: ser honesto! Como você se sente? Lembrar dos momentos bons e ruins. O que funcionou? O que poderia ser melhor? Você quer continuar com o projeto? O que aprendeu?

Cada etapa conta com atividades específicas que guiam os participantes em sua jornada. Ao concluir o processo e entregar o relatório final, o projeto pode ser submetido à validação regional, resultando na conquista da Insígnia.

Um desafio internacional com metas brasileiras

A Insígnia Inovadores de Impacto está sendo implementada em caráter piloto nos países do Brasil, Chile e República Dominicana. No Brasil, a meta é ambiciosa: validar 250 projetos até dezembro de 2025, estimulando o desenvolvimento de iniciativas locais com impacto direto nas comunidades.

A participação da Região Escoteira do Rio de Janeiro fortalece o compromisso do Estado com a inovação, a educação cidadã e a formação de jovens protagonistas. O Desafio Inovadores de Impacto é uma oportunidade concreta para que os jovens contribuam ativamente com soluções para o mundo em que vivem: aprendendo, errando, acertando e transformando realidades.

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens