
Escoteiros do Rio de Janeiro integram mobilização nacional da Insígnia Inovadores de Impacto
10 de setembro de 2025por Fabrízia Kawase
O Programa “Life Leaders – Habilidades para a Vida” é uma iniciativa global promovida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMMS) em parceria com a World’s Largest Lesson. Seu objetivo é preparar jovens para os desafios do século XXI, desenvolvendo habilidades como criatividade, pensamento crítico, empatia, inteligência emocional e liderança.
No Brasil, o programa é implementado pelos Escoteiros do Brasil e conta com duas frentes principais: o Desafio Inovadores de Impacto e o Desafio Inteligência Emocional em Ação. Ambas as propostas incentivam a atuação direta dos jovens na resolução de problemas reais de suas comunidades, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).
Jovens de 18 a 26 anos são formados como mobilizadores
Entre os dias 1 e 16 de agosto (etapa EAD- Educação a Distância) e 22 a 24 de agosto (etapa presencial, em Curitiba), foi realizado o Treinamento Nacional do Desafio Inovadores de Impacto, voltado exclusivamente para jovens de 18 a 26 anos. A formação reuniu participantes de todas as regiões do país, com o objetivo de capacitá-los como Mobilizadores Regionais e Nacionais.
A Região Escoteira do Rio de Janeiro esteve representada por Fabrízia Kawase, ( 63 GE Potiguara) que agora integra oficialmente o time de Mobilizadores Nacionais do Programa. Esses mobilizadores terão a missão de apoiar a aplicação da metodologia junto aos Grupos Escoteiros, orientando jovens e adultos no desenvolvimento de projetos com impacto social.
Insígnia Inovadores de Impacto
A Insígnia Inovadores de Impacto é voltada para jovens dos Ramos Sênior e Pioneiro e propõe uma jornada educativa prática, criativa e voltada para a ação comunitária. A proposta é que eles identifiquem problemas reais em suas comunidades e desenvolvam soluções inovadoras, com base nos seguintes Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável: ODS 1 – Erradicação da Pobreza; ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. A Insígnia não premia apenas o resultado final, mas todo o processo vivido pelos jovens: da escuta à reflexão, da criação à execução, do erro ao aprendizado.
Etapas do Desafio Inovadores de Impacto
O processo criativo de resolução de problemas no Desafio Inovadores de Impacto é dividido em seis etapas, inspiradas no Design Thinking, uma metodologia reconhecida mundialmente por promover inovação com empatia. Para este desafio, o processo foi adaptado com linguagem acessível e estrutura clara, pensada especialmente para os jovens. Cada etapa exige habilidades e posturas diferentes, incentivando-os a assumirem diferentes papéis ao longo da jornada. Importante: o processo não é linear. Os participantes podem e devem voltar a etapas anteriores sempre que necessário. Dúvidas e redirecionamentos fazem parte do desenvolvimento do projeto.
1) Exploração
O que: usar empatia, reflexão, pesquisa e investigação para explorar e se conectar com problemas locais na comunidade. Em seguida, definir uma declaração clara do problema. Como: ser atencioso, sensível, gentil e ético. Pensar em como as coisas fazem você e outras pessoas se sentirem. Ser curioso. Fazer perguntas e ouvir os outros para ver o mundo da perspectiva deles. Se tiver interesse, aprofundar-se para aprender mais.
2) Ideação
O que: usar habilidades de pensamento verdadeiramente criativas, sem limites! Criar o máximo de ideias grandes e ousadas possíveis para resolver o problema.
Como: ser criativo e livre, se divertir, pensar grande, enlouquecer! Não ter medo de dizer algo bobo ou irreal. O importante é usar a imaginação para encontrar novas maneiras de fazer as coisas que podem gerar grande impacto.
3) Solução
O que: trocar a criatividade livre pelo pensamento crítico. Testar as melhores ideias e refiná-las para criar uma solução viável. Experimentar e aprender com os outros para identificar problemas e continuar melhorando. Como: ser crítico e minucioso, como um detetive. Se encontrar problemas, ótimo! Eles ajudam a melhorar. Não desistir e, se necessário, voltar ao Estágio 1 para aprender mais ou ao Estágio 2 para gerar novas ideias.
4) Planejamento
O que: planejar o projeto comunitário por completo para torná-lo realidade. Considerar riscos e oportunidades.
Como: estar preparado! Pensar com antecedência e planejar os passos para o sucesso. Reunir materiais, definir papéis e comunicar-se de forma eficaz para que todos estejam alinhados.
5) Execução
O que: levar o projeto para a comunidade e fazer um “piloto”. Testar o projeto, ou parte dele, no mundo real e aprender o máximo possível no processo.
Como: ser uma equipe. Trabalhar juntos, apoiar uns aos outros e não se preocupar se as coisas não saírem como o esperado. Não existe fracasso se houver aprendizado com a experiência.
6) Avaliação
O que: dar um passo para trás. Pensar no que funcionou bem, no que foi difícil e em como o processo fez você se sentir para aprender com a experiência. Como: ser honesto! Como você se sente? Lembrar dos momentos bons e ruins. O que funcionou? O que poderia ser melhor? Você quer continuar com o projeto? O que aprendeu?
Cada etapa conta com atividades específicas que guiam os participantes em sua jornada. Ao concluir o processo e entregar o relatório final, o projeto pode ser submetido à validação regional, resultando na conquista da Insígnia.
Um desafio internacional com metas brasileiras
A Insígnia Inovadores de Impacto está sendo implementada em caráter piloto nos países do Brasil, Chile e República Dominicana. No Brasil, a meta é ambiciosa: validar 250 projetos até dezembro de 2025, estimulando o desenvolvimento de iniciativas locais com impacto direto nas comunidades.
A participação da Região Escoteira do Rio de Janeiro fortalece o compromisso do Estado com a inovação, a educação cidadã e a formação de jovens protagonistas. O Desafio Inovadores de Impacto é uma oportunidade concreta para que os jovens contribuam ativamente com soluções para o mundo em que vivem: aprendendo, errando, acertando e transformando realidades.

