There is no slider selected or the slider was deleted.

Clean Up / Virada Sustentável


Onde: Rio de Janeiro

Quando:

Inscrições: Não há

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um movimento internacional que promove a campanha de limpeza de rios e praias em todo o mundo no terceiro final de semana de setembro, apelidado de “Clean Up the World” ou “International Costal Clean Up”, pelas organizações que iniciaram o movimento de despoluição na Austrália e Estados Unidos nos anos 80. É a maior ação global para limpeza do planeta.

Muitos grupos escoteiros participam desta Ação em várias partes do mundo, do Brasil e do nosso Estado.

Mais uma vez, fomos convidados pelo Instituto Aqualung, que realiza essa Ação há vários anos na Praia de Copacabana, a participar com eles e com algumas escolas do mutirão de limpeza que será realizado no dia 21 de setembro, sábado, das 9h às 13h.

Como nos últimos anos, o ponto de encontro será em frente ao Hotel Marriott (Av. Atlântica 2600) e as duplas (dentro de cada Ramo) que coletarem a maior quantidade de lixo (em kg) receberão uma premiação.

Se você tiver interesse em participar dessa Ação, faremos uma reunião para passar mais detalhes, assim como informações sobre a Virada Sustentável, no dia 08 de agosto, quinta-feira, às 19:30, na sede regional. Aparece lá.

Algumas sugestões de documentários e vídeos que tratam do problema do lixo para discutir o assunto com os jovens da sua Seção e, assim, entrar no clima do mutirão de limpeza:

– “Oceanos de Plástico”, documentário de 2016

– “Trashed”, documentário de 2012

– “Planeta de Plástico”, documentário de 2009

– “Addicted to Plastic”, documentário de 2008

– “Blue Planet II”, minissérie de 2017

– “Uma Gota”, documentário produzido pela ROUTE Brasil Disponível em: umagota.com.br

– “Mares Limpos”, websérie feita pelo canal Menos 1 Lixo, da defensora da campanha Mares Limpos Fe Cortez. Disponível em: http://bit.ly/2Gnikz6

– “A História das Microfibras”, vídeo feito pelo canal The Story of Stuff Project. Disponível em: http://bit.ly/2Gok4rQ

– “A História das Microesferas”, vídeo feito pelo canal The Story of Stuff Project. Disponível em: http://bit.ly/2SEKtXu

– “ONU: o plástico está cobrindo e destruindo nosso planeta”, vídeo feito pelo canal ONU Brasil. Disponível em: http://bit.ly/2JLOSov

É possível ativar as legendas em português nos vídeos.

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens