
Dia Municipal do Escotismo é celebrado na Câmara Municipal de Niterói
18 de junho de 2025Na última terça-feira, 17 de junho, a Câmara Municipal de Niterói foi palco de uma Sessão Solene em comemoração ao Dia Municipal do Escotismo, celebrado oficialmente em 14 de junho. A cerimônia, promovida pelo vereador Jhonatan Anjos, presidente da Frente Parlamentar pelo Escotismo, reuniu representantes dos 8 grupos escoteiros da cidade, além de convidados de grupos de Maricá e São Gonçalo.
Durante a solenidade, foram entregues moções de aplauso aos grupos escoteiros locais e a pessoas que se destacam na promoção dos valores e princípios do Movimento Escoteiro. Além disso, dois reconhecimentos especiais marcaram o evento: a Medalha Zilda Arns, concedida ao escotista Leandro Barral, presidente do 15º Grupo Escoteiro Martin Afonso, e a Medalha José Clemente, entregue a Rubem Tadeu Perlingeiro, presidente do Comitê Escoteiro Interamericano.
O evento reforçou a importância do Escotismo para a cidade de Niterói, onde o Movimento está presente há mais de um século, sendo reconhecido como um bem imaterial do município. Ao longo de sua história, os escoteiros da cidade protagonizaram ações relevantes, inclusive em momentos de crise, como no incêndio do Gran Circus Norte-Americano, em 1961, e na tragédia do Morro do Bumba, em 2010.
“Niterói é carinhosamente chamada de ‘cidade escoteira’. Temos muito orgulho de cada jovem e adulto que faz parte dessa grande fraternidade mundial, contribuindo diariamente para um mundo melhor. A Frente Parlamentar pelo Escotismo nasceu para fortalecer os grupos escoteiros da cidade e incentivar ações e políticas públicas que beneficiem o desenvolvimento dos nossos jovens”, destacou o vereador Jhonatan Anjos.
A celebração reforça a relevância do Escotismo na formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e comprometidos com suas comunidades, valores que seguem impactando gerações em Niterói e em todo o Estado do Rio de Janeiro.














