There is no slider selected or the slider was deleted.



Estátua do Escoteiro desaparece na Glória

23 de maio de 2019

É com profunda tristeza que recebemos a notícia do roubo da estátua “O Escoteiro”, que ficava na Praça do Russel, na Glória. O local era conhecido como o antigo “Campo dos Escoteiros”, pois era ali que se iniciava o Grande Jogo, o maior evento anual que reúne grupos de todo o Estado do Rio de Janeiro. Coincidência ou não, acontece justamente Às vésperas do Grande Jogo Regional 2019. Certamente, o evento será marcado pela tristeza com o sumiço da obra. Vale lembrar que o Movimento Escoteiro foi reconhecido recentemente como Patrimônio Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro.
Para a Diretoria da Região Escoteira do Rio de Janeiro, esta é uma perda irreparável. A entidade lamenta que ações de vandalismo dessa monta tenham atingido mais um monumento de grande significado para todos, principalmente para os Escoteiros do Rio e do Brasil, uma vez que foi presente em reconhecimento pelas ações desta comunidade. Os voluntários que atuam no movimento agora esperam que as autoridades atuem com agilidade e dedicação para recuperar ou repor essa grande homenagem ao seu trabalho voluntário e humanitário.
Esta estátua foi doada pelos Escoteiros do Chile em agradecimento aos nossos escoteiros que ajudaram a socorrer as vítimas do terremoto que atingiu as cidades de Coquimbo e Atacama, na década de 1920. A obra, que tem cerca de 1,5 metro de altura, é assinada por Fernando Thauby, escultor e pintor chileno, e foi inaugurada em 1923.

 

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens