There is no slider selected or the slider was deleted.



Projeto Griot – Memória Institucional

11 de março de 2021

A coordenação de Memória Institucional da região cria mais um projeto com o intuito de promover e preservar a história do Escotismo no Rio de Janeiro – Projeto Griot.

A palavra GRIOT vem do vocabulário franco?africano, que significa narrador, cantor, cronista e genealogista. São eles que, pela tradição oral, transmitem a história e preservam as tradições de seus povos. Esses contadores de história são muito respeitados na África pois transmitem através de suas narrativas as tradições de seus povos de geração em geração.

‘ Somos mediadores da sociedade e utilizamos a palavra como principal instrumento” – Palavras de um Griot

Na sociedade atual que valoriza o momento virtual acabamos por nos tornarmos meros “objetos” sem memória. Nesse sentido, é importante relembrarmos a importância da memória. E para mantermos vivas as tradições e histórias criamos os GRIOT SCOUTS, a nossa manifestação viva de uma memória escoteira transmitida de geração em geração.

A coordenação convida os Escotistas e Dirigentes das Unidades Escoteiras Locais (UEL) a formarem o primeiro conselho de Griot Scouts na região. Esses membros devem possuir mais de 65 anos, estarem ativos em sua UEL, contribuindo em sua função e ser indicado pelos diretores da UEL. A coordenação irá aprovar sua participação.

Os associados indicados e aprovados pela coordenação irão se reunir periodicamente contribuindo nas iniciativas da Memória Institucional com seu conhecimento e tornando-se conselheiro Regional para assuntos específicos.

Os interessados devem pedir para os diretores de sua UEL para enviar um e-mail para memoria@escoteirosrj.org.br com o título Projeto Griot. No texto devem colocar: Nome do indicado, Unidade Escoteira e uma apresentação de como pode contribuir no projeto e como atua em sua Unidade Escoteira.

 

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens